A taxa de transmissão do vírus da COVID-19 (RT) em Belo Horizonte segue em nível de alerta (amarelo) pelo 14° dia consecutivo. Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura divulgado nesta segunda-feira (27/9), o indicador está em 1.
Leia Mais
BH vem de oito semanas seguidas com queda nas internações por COVID-19COVID: Contagem segue antecipação da 2ª dose da Pfizer; saiba onde tomarContagem registra menor número de mortes por COVID em agostocoronavirusbhCOVID-19: Minas registra 41 mortes e 3.225 casos em 24 horasPouso Alegre vacina adolescentes de 17 anos sem comorbidades nesta terçaO número, no entanto, caiu em relação ao último balanço da PBH, que apontava RT de 1,02. No período de 7 dias, o índice foi 1,08 para 1.
A ocupação das UTIs é de 46,8%, enquanto 28,8% das vagas de enfermaria estão ocupadas. Os indicadores permanecem na faixa verde desde 26 de agosto.
Vacinação
Mais da metade (51,8%) da população adulta da capital já está com o esquema vacinal completo. A primeira dose já foi aplicada em 82,5% dos maiores de 18 anos.
Desde 17 de setembro, a PBH parou de divulgar a cobertura vacinal por grupo da campanha. Ou seja quantos idosos, profissionais de saúde, indígenas, qilombolas, adolescentes, entre outros segmentos foram imunizados até o momento.
Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou que passou a divulgar os dados de forma consolidada, e não mais por grupos ou faixas etárias.
"Se o esforço, no primeiro momento, era acompanhar a evolução da vacinação em cada categoria do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNOV), no atual contexto, em que todas as categorias já foram contempladas, é mais importante avaliar o alcance da população completamente imunizada", justificou o município por meio de nota.
Mortes e óbitos
Desde o início da pandemia, o novo coronavírus fez 6.702 vítimas em BH. Os casos confirmados somam 282.464. Os recuperados, 273.837. Outros 1.925 pacientes parmanecem em acompanhamento.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.