As polícias Civil e Federal cumpriram 26 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (28/9) contra suspeitos de participar de uma organização criminosa, dentro da operação “Rent's a Car”. Segundo investigação, os suspeitos faziam transferências ilegais de veículos de locadoras e também tinham atuação em São Paulo, Goiás e Piauí.
Os envolvidos são suspeitos de intermediar a locação de veículos junto a empresas do ramo e, posteriormente, por meio da utilização de laranjas e de documentos falsos, transferir os veículos para comercialização a terceiros. Os compradores não sabiam que a negociação serviria para esquentar os carros.
Já foram identificados 58 veículos apropriados pelos criminosos, totalizando prejuízo estimado em mais de R$ 5,6 milhões.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato eletrônico
Do total de mandados cumpridos, 12 são de prisões temporárias e 14, de busca e apreensão domiciliar, nas cidades de Uberlândia, Catalão (GO) e Itumbiara (GO).
A expressão “Rent’s a Car” é de origem inglesa e faz referência a agências de aluguel de carros ou locadoras de veículos, que foram vítimas da associação criminosa investigada.
Os presos serão encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil para serem interrogados e posteriormente seguirão para o Presídio Uberlândia I.