Jornal Estado de Minas

JORNALISMO NA ESCOLA

Escola de Uberlândia cria rádio online para incentivar alunos no jornalismo

Alunos e professores de uma escola municipal em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, criaram uma rádio digital para incentivar crianças e os adolescentes no mundo da comunicação.

A Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende, que fica no Bairro Jardim Canaã, possui uma nova ferramenta de interação e aprendizagem. Intitulada de 'Nossa Rádio Gladsen', a rádio que promete atingir pessoas do Bairro Canaã terá um alcance mundial, pois terá transmissão online pelas redes sociais oficiais da escola.



A rádio segue um modelo estudantil, onde os alunos estarão no comando e desenvolvimento de pautas e notícias. Com a pandemia, grupos pequenos de estudantes foram selecionados para irem visitando aos poucos e conhecendo como funciona a rádio. Quando houver possibilidade, a intenção é que vários jovens possam contribuir com a programação.

De acordo com a diretora da escola, Iris Camargo, os alunos estão empolgados e animados com essa nova fase de aprendizado.

“Por ser uma rádio digital, ela tem alcance não só no bairro, mas em todo planeta. Muitos estudantes já estão eufóricos com a novidade, porque são eles os próprios locutores, que também estão produzindo e divulgando todo o material que é acompanhado de perto pelos professores” comenta a diretora da escola.

Ainda segundo a diretora, um instrumento de comunicação como rádio pode proporcionar um vínculo maior da relação entre familiares, alunos e com a comunidade por contribuir com informação, notícia, recado, avisos e publicações de interesse público e coletivo.



“E claro, contribui imensamente com o processo pedagógico da escola”, celebra Iris.

Alunos durante evento da rádio da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende (foto: foto: Prefeitura Municipal de Uberlândia/Reprodução)


A inauguração da rádio aconteceu na semana passada e já está no ar. Nesta quinta-feira (30/9) a secretária de Educação do município, Tania Toledo, foi até o local e visitou a rádio. Ela acredita que projetos como esse enriquecem o desenvolvimento da habilidade de comunicação e aprendizado dos estudantes.

“Aproximá-los dos meios e, ao mesmo tempo, unir a escola com a comunidade, são ações valiosas e necessárias que, sem dúvidas, rendem resultados incríveis para a nossa sociedade”, ressaltou a representante da pasta.

Para o aluno Douglas Ariel Francisco, que estava presente na inauguração, a rádio foi mais quem um presente, foi o começo de um projeto pessoal.

“Eu quero aprende muito para ajudar a minha escola e também porque quero ser locutor, que é meu sonho! Darei muito orgulho para minha escola. Estou muito feliz”, comentou o estudante.