A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec) alertou possibilidade de pancadas de chuva em Belo Horizonte nesta sexta (1º/10). O alerta vai até 8h deste sábado (2/10).
A orientação da Supdec é para que o cidadão redobre atenção para as áreas de inundação da cidade, como as avenidas Vilarinho, Francisco Sá, Prudente de Morais e Cristiano Machado.
Também é preciso ficar de olho nas crianças, que não devem brincar em enxurradas e próximo a córregos. Quanto aos veículos, o cidadão deve ficar de olho para não estacionar debaixo de árvores pelo risco de queda dos espécimes.
Alerta, ainda, para as áreas com risco de deslizamento e soterramento, como encostas e morros.
Em caso de ocorrências, rachaduras em sua casa ou minas d’água no seu lote, acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Em caso de queda de energia elétrica, o contato deve ser feito junto à Cemig pelo 116.
Novo canal
Neste período chuvoso, a Defesa Civil de BH vai contar com um novo canal para orientar a população e alertar sobre os perigos da precipitação aliada à falta de estrutura.
Embalagens de pão distribuídas nas padarias
vão informar a população para a necessidade de cadastro no SMS 40199,
que envia alertas de chuvas à população.
Serão 3 milhões de saquinhos para incentivar o cadastro. O projeto nasce de uma parceria da Defesa Civil com o Sindicato das Indústrias de Panificação do Estado de Minas Gerais (Sip), a Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amip) e a Casa Sol Embalagens para Panificação.
Para se cadastrar no serviço de SMS, basta o usuário enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência.
O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, é já é utilizado por cerca de 300 mil pessoas.