Mais de 1,5 mil pessoas convocadas para aplicações de segundas doses de vacinas contra a COVID-19 faltaram nesse sábado (2/10) em Uberlândia. Isso representa 17% do total de pessoas esperadas para o dia, o que preocupa o andamento da imunização da cidade do Triângulo Mineiro, segundo a prefeitura.
De um total de 9.076 agendamentos feitos para ontem, 1.571 pessoas não foram receber a segunda dose contra o novo coronavírus. A aplicação é importante para completar o ciclo de imunização contra a infecção do vírus.
Em Uberlândia, existem hoje quase 343 mil pessoas vacinadas com segunda dose e outras 20,2 mil imunizadas com doses únicas. A cidade começou, ainda, a aplicação de reforço para idosos, passando de 10 mil deles.
O problema é que um levantamento feito na segunda quinzena de setembro mostra que, para o recebimento da primeira dose, havia 49 mil faltosos, sendo que apenas 19.389 tinha solicitado reagendamento. Em relação à segunda dose, 12.260 pessoas não haviam comparecido e somente 3.289 fizeram o recadastramento. Parte desses grupos foi convocada mais de uma vez, mas faltou em todas elas.
“É preciso entender a importância da imunização completa para que possamos voltar à normalidade que tanto queremos”, disse o prefeito Odelmo Leão. Ele ainda fez um pedido às pessoas para alertarem familiares e amigos resistentes em tomar a segunda dose ou mesmo a vacina.