Nesta segunda-feira (4/10) Belo Horizonte está aplicando a primeira dose da vacina contra a COVID-19, em jovens com 16 anos.
Leia Mais
COVID-19: Matozinhos vai vacinar adolescentes de 16 e 17 anosVacinação tem foco nos adolescentes nesta semana em BHCOVID-19: ritmo desafia meta da vacinação em MGcoronavirusbh'SUS sai dessa pandemia como herói', exalta jovem vacinado em BHBH aplica 1ª dose da vacina contra COVID em adolescentes com 15 anosBH tem fim de semana sem mortes, mas taxa de transmissão do vírus sobeO estudante Oliver Grey Chamone Verdolim, que foi tomar a primeira dose acompanhado de sua mãe Dini Grey De Oliveira Martins, de 50 anos, informou à reportagem que se sente aliviado em poder se vacinar contra o vírus: "Estava esperando bastante por ela, estou me sentindo um pouco mais tranquilo para começar a voltar à normalidade”.
Oliver acrescentou que a pandemia mudou vários costumes em sua vida, e que algumas medidas de proteção ele pretende seguir para o resto da vida: "Pessoalmente, não pretendo largar a máscara para poder entrar em ônibus e hospitais. Não vejo problema em continuar este hábito permanente, já que desta forma evitamos a transmissão do vírus e o surgimento de novas variantes”.
Com a mesma linha de pensamento, a estudante Fernanda Zeni Salgado, que também se vacinou na manhã desta segunda (4/10), explicou: "Seria legal se as pessoas continuassem o uso da máscara para frequentar lugares muito cheios, hospitais e restaurantes".
Fernanda tomou a vacina da marca Pfizer, e disse sentir alívio em poder se imunizar contra o coronavírus.
Já Heitor Garcia D'Almeida disse que tomar a vacina foi uma sensação maravilhosa: "Estou muito feliz em poder me vacinar, porque agora vou poder sair com meus amigos com mais tranquilidade".
Em relação aos cuidados, Heitor diz que ele tentou manter o máximo de distanciamento das pessoas, usou máscara e álcool em gel constantemente, durante a pandemia. "Mas sendo sincero, não sei se conseguiria continuar com todos estes cuidados por muito mais tempo, pois estou com muita vontade de voltar à vida normal."
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF e documento oficial com foto.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.