O temporal que atingiu Pouso Alegre na tarde desta segunda-feira (4/10)
causou estragos
pela cidade. Árvores caíram, casas foram destelhadas e parte da cidade do Sul de Minas ficou sem energia elétrica por causa da forte chuva, que veio acompanhada de granizo e rajadas de vento.
Regiane Marques, proprietária de um dos veículos atingidos, conta que deu sorte de não estar no carro. Ela é de Silvanópolis, mas estava em Pouso Alegre para levar o filho em uma consulta.
“Quando começou a chuva, que estava muito forte, eu preferi não ficar no carro. Foi a nossa sorte, porque poderia ter acontecido alguma coisa pior. Até porque não sei como está o carro. Ele está ali debaixo de muitas árvores. Tem fio de alta tensão, então não podemos chegar até lá” afirma Regiane.
A queda das árvores também danificou fiações elétricas, deixando parte da Região Central sem energia. Moradores de outros bairros também relataram que ficaram sem luz por causa do temporal.
Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que a falta de energia foi provocada principalmente por causa de galhos e outros objetos que atingiram a rede elétrica. Conforme a companhia, a situação já tinha sido normalizada na maior parte da cidade por volta das 16h.
Alerta de tempestade para a região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestades, chuva de granizo e ventos fortes para cidades do Sul de Minas, incluindo Pouso Alegre. O aviso é válido até às 11h de amanhã (5/10).
O instituto prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h, além de queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)