A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta terça-feira (5/10), que os adolescentes de 12 anos da capital mineira serão vacinados contra a COVID-19 no próximo sábado (9/10). No mesmo dia, os adolescentes de 13 anos seriam imunizados, mas a Secretaria Municipal de Saúde acabou adiantando o calendário para o público-alvo, passando a primeira aplicação para sexta-feira (8/10).
LEIA TAMBÉM: BH aplica 1ª dose da vacina contra COVID em adolescentes com 15 anos
Leia Mais
Veja quando adolescentes de 12 a 14 anos serão vacinados em TimóteoBH aplica 1ª dose da vacina contra COVID em adolescentes com 15 anosCOVID-19: Minas registra 75 mortes e 1.256 casos em 24 horascoronavirusbhPúblico de 42 anos recebe 2ª dose em BH; idosos tomam dose de reforçoBH autoriza 100% dos alunos em escolas e reduz exigências para comércioNesta quarta-feira (6/10), pessoas de 42 anos que receberam a primeira dose de Pfizer terão o esquema vacinal concluído com a segunda aplicação. Neste caso, a data do cartão de vacina tem que estar marcada para até 13 de outubro. Além disso, idosos de 76 anos receberão a dose de reforço. Para isso, a segunda dose terá que ter seis meses de aplicação ou que estejam faltando 15 dias para completar o prazo.
O calendário completo pode ser visto no fim da matéria.
Orientações
Para quem vai tomar a primeira dose, é preciso levar comprovante de residência, documento com foto e não ter recebido vacina contra a COVID-19 e nem ter tido a doença nos últimos 30 dias.
Adolescentes de 14 e 13 anos precisam ter completado as respectivas idades até 31 de outubro, enquanto aqueles de 12 anos precisam ter completado até 9 de outubro. Para todos os casos, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina.
Adolescentes de 14 e 13 anos precisam ter completado as respectivas idades até 31 de outubro, enquanto aqueles de 12 anos precisam ter completado até 9 de outubro. Para todos os casos, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis para receber a vacina.
No caso de segunda dose, o público precisa apenas levar o cartão de vacina, identidade e CPF.
Já para os idosos que vão receber a dose de reforço, é preciso apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, ter recebido a segunda dose no prazo de 6 meses ou faltando 15 dias para completar este prazo.
Os endereços dos postos poderão ser vistos por meio do link.
Calendário
- Dia 6, quarta-feira: segunda dose de Pfizer para pessoas de 42 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 6 as pessoas de 42 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 13 de outubro e dose de reforço para idosos de 76 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
- Dia 7, quinta-feira: dose adicional para pessoas de 70 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias, e dose de reforço para idosos de 75 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo;
- Dia 8, sexta-feira: primeira dose para adolescentes de 13 e 14 anos, completos até 31 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
- Dia 9, sábado: primeira dose para adolescentes de 12 anos, completos até 9 de outubro. Para se vacinar, os adolescentes de 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais, e aplicação de dose adicional para pessoas de 69 a 50 anos com alto grau de imunossupressão, cuja segunda dose tenha completado 28 dias;
- Dia 10, domingo: não haverá vacinação.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.