Araxá, pela primeira vez no ano, não registrou nenhuma ocupação nos leitos clínicos destinados à COVID-19. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico do município do Alto Paranaíba, na tarde desta terça-feira (5/10). Além dos pacientes locais, os leitos recebem, também, pessoas de outras sete cidades da microrregião.
Os bons números se refletem na ocupação dos leitos de UTI. Dos 12 disponíveis, apenas três estão ocupados, com duas internações de Araxá e uma de Ibiá. A taxa de ocupação é de 25%.
Nas últimas 24 horas, foram 17 novos casos confirmados e nenhum óbito registrado. Cerca de 185 pessoas se recuperam da doença em casa, com monitoramento diário da secretaria de Saúde.
Setembro foi o mês com menos óbitos no ano: três foram registrados. Em outubro, até o momento, apenas uma pessoa faleceu vítima da COVID no dia 1°/10.
Vacinação chega a adolescentes de 16 anos
Nesta quarta-feira (6/10), será a vez de adolescentes de 16 anos sem comorbidades receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus em Araxá.
Para serem imunizados, os jovens devem estar na presença de um acompanhante adulto, e apresentar a cópia (xerox) do CPF, RG e comprovante de residência, além do cartão do SUS (se tiver) e do cartão de vacina.
A vacinação da faixa etária acontece exclusivamente no Sesc (Rua Doutor Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha), das 8h às 16h.
2ª e 3ª dose
O município prossegue nesta quarta-feira com a aplicação da 2ª dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, também no Sesc. A imunização é de acordo com o agendamento no cartão de vacina ou doses em atraso.
Ainda amanhã, pessoas com alto grau de imunossupressão - que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias, receberão a 3ª aplicação (reforço). Esta imunização acontece na Unisa (Travessa Piauí, 35, São Geraldo).
Cronograma de vacinação - 6/10, das 8h às 16
1ª dose para adolescentes de 16 anos sem comorbidades – SESC
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de Residência, cartão do SUS (se tiver) e o Cartão de Vacina. A vacinação deve ter a presença de um acompanhante.
2ª dose CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer de acordo com o cartão de vacina - SESC
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais e cartão de vacina.
1ª dose Gestantes, Puérperas e Lactantes – UNISA
Puérperas (com até 45 dias) e lactantes (até 6 meses)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS e de vacina (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades)
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS e de vacina (se tiver) e cartão pré-natal.
3ª dose (dose adicional) para pacientes com alto grau de imunossupressão - UNISA
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS (se tiver), cartão de vacina e declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.