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Estado de Minas CONTRA ACIDENTES

Começa construção da área de escape do Anel Rodoviário de BH

Pista para conter veículos desgovernados ficará na descida do Betânia, local de vários acidentes graves. Previsão é de que as obras terminem em 2022


06/10/2021 11:20 - atualizado 06/10/2021 12:17

Operários da Sudecap no Anel Rodoviário nas obras da área de escape
Operários começaram as atividades hoje com a supressão da vegetação onde a pista será montada (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Teve início na manhã desta quarta-feira (6/10) a obra para construção da área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. O equipamento, promessa para evitar os acidentes graves na via, será instalado na altura do acesso ao Bairro Buritis, sentido Vitória, na Região Oeste da capital. 



Segundo a concessionária Via 040, a faixa da direita no km 541 será interditada de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. O trecho está sinalizado e terá acompanhamento de equipes da BHTrans e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e será executado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). 

Mapa da prefeitura de Belo Horizonte
Mapa da prefeitura mostra local da área de escape (foto: Arte/PBH)


O local da área de escape fica na conhecida descida do Betânia, local de diversos acidentes graves. Em março do ano passado, um caminhão tombou e arrastou carros e motocicletas no trecho, deixando três mortos. Uma das maiores tragédias foi em 2011, quando cinco pessoas morreram quando uma carreta arrastou 14 veículos na rodovia



Acidentes desse tipo podem ser evitados com a área de escape, como explica o superintendente da Sudecap Henrique Castilho. “É uma ‘piscina’ de concreto de aproximadamente 100 metros de comprimento. Depois de concretada, feita a terraplanagem, todo o trabalho, ela tem uma primeira etapa de asfalto, depois um piso de concreto, e aí sim você tem um material chamado cinasita”, detalha. A cinasita, ou argila expandida, é um agregado em forma de pequenas bolas. Elas são espalhadas na estrutura para amortecimento. 

“Normalmente, quando o veículo está descendo e há uma pane, a tendência dele é sempre ir para o lado esquerdo, onde estão os carros mais leves. Ele vendo a sinalização, sabendo que vai ter uma área de escape, ele vai cair nessa caixa e afunda. Ele pode até tombar, mas ele vai afundar e parar. Com isso, vamos evitar muitos acidentes nesse local”, explica Castilho. 

Veja como funciona





Toda a iluminação pública do trecho da área de escape já foi trocada por lâmpadas de led, mais eficientes. Hoje, a equipe faz a retirada da vegetação no terreno para começar a prepará-lo. 

As obras foram anunciadas em agosto após o município fechar um acordo com o governo federal, porque o Anel Rodoviário é de domínio da União. 

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o investimento é de cerca de R$ 3,5 milhões do município e a previsão é de que o equipamento esteja pronto no primeiro semestre de 2022, dependendo das condições climáticas. O período chuvoso em Minas vai de outubro a março. 


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