Jornal Estado de Minas

ONDA VERMELHA

Com aumento de casos de COVID, Unaí deve endurecer regras no comércio

Um aumento em quase quatro vezes no número de casos semanais de COVID-19 fez com que a secretária de Saúde de Unaí, no Noroeste de Minas, Denise de Oliveira, fizesse uma reunião de emergência com a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Unaí, Eliane Zica Pereira, para tentar adotar medidas emergenciais para controlar o número de casos durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida.




 
Segundo levantamento da prefeitura, a busca por atendimentos na Central COVID subiu de aproxidamente 60 para 349, segundo os dados levantados na última semana (de 27/9 a 3/10). A avaliação é que essas contaminações aconteceram no período pré e pós feriado de 7 de setembro (que também foi prolongado).
 
A alta na procura no Centro COVID reflete nos números divulgados pelo governo do estado. Segundo o Painel de Monitoramento de Casos de Coronavírus, 975 casos estão em acompanhamento em Unaí até esta sexta-feira (8/10), quando os dados foram consultados pelo Estado de Minas. Ao todo, 14.600 pessoas tiveram COVID-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado, e 263 morreram.
 
Durante a reunião, Denise apontou que os bares e os supermercados precisam voltar a cobrar as medidas de proteção, efetivamente. "Perderam completamente o controle", afirmou. Apesar de citar esses dois segmentos, a secretária também notou que a população em geral passou a desrespeitar mais as medidas de distanciamento e segurança sanitária.




 
"Houve um relaxamento geral de toda a população de Unaí. Percebemos que os estabelecimentos já não cobram mais máscara, não disponibilizam álcool em gel, não têm funcionário aferindo a temperatura dos clientes na entrada, não controlam mais o número de clientes e nem o distanciamento entre as pessoas dentro dos estabelecimentos", complementou.
 
A presidente da Associação Comercial disse que a entidade começou nesta sexta-feira uma campanha para sensibilizar os associados. "De início, após a reunião, começamos a publicar mensagens nas redes sociais para conscientizar a população", explicou.
 
Uma reunião emergencial com representantes da Associação de Bares e Restaurantes de Unaí também foi realizada no final da tarde para pedir a colaboração com o cumprimento das regras sanitárias.




Onda Vermelha a partir deste sábado

Por causa da alta de casos, o governo de Minas Gerais decidiu regredir Unaí para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, que prevê regras mais rígidas de abertura de estabelecimentos comerciais. 
 
A prefeitura ainda não publicou um novo decreto com as novas normas. A presidente do Comando Operacional de Emergência em Saúde (COES), Tatiane Rocha, afirma que, "se não houver jeito", vai recomendar a publicação de um decreto emergencial durante o fim de semana para adequar as normas às recomendadas pelo estado.

"O momento deve ser de grande engajamento da população e dos comerciantes para tentar sensibilizar as pessoas a cumprir as determinações sanitárias e exigir o cumprimento efetivo das medidas de proteção", afirma.




 
A onda vermelha determina que o limite máximo de capacidade dos estabelecimentos seja de até 50%, com controle de fluxo e limite de uma pessoa por atendente.
 
Um dos motivos apotados para esse 'relaxamento' é o avanço da vacinação. Segundo o Vacinômetro, do governo estadual, Unaí imunizou 86,01% da população a partir de 12 anos com a primeira dose da vacina contra COVID-19 (total de 62.116 pessoas). A cobertura vacinal na segunda dose e dose única está em 45,24% (total de 32.668 moradores).

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19






audima