Entre os dias 8 e 12 de outubro, 16 ônibus foram apreendidos nas estradas mineiras durante a Operação Centauro
, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio das polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar Rodoviária (PMRv) em 27 pontos espalhados pelo país. O objetivo é combater o transporte clandestino no país.
Quanto ao número de passageiros, 164 tiveram a viagem interrompida. O estado só está atrás do Rio de Janeiro em número de apreensões. Lá, 34 ônibus foram recolhidos.
Ainda segundo o levantamento da ANTT, até ontem, o valor das 55 multas aplicadas em Minas ultrapassava os R$ 300,8 mil.
Em todo o Brasil, 1.682 ônibus foram alvo da fiscalização da Operação Centauro e 111 acabaram apreendidos. O número de usuários embarcados chega a 42.415. Desses, 2.604 tiveram a viagem interrompida. O total de multas aplicadas nos 14 estados que aparecem no balanço de ontem é de 677. Somadas, o valor passa dos R$ 3,2 milhões.
“A agência alerta à população dos riscos em um transporte não autorizado, justamente pela precariedade dos veículos, que não oferecem segurança, com motoristas despreparados e cansados, e ainda, pelo aumento do risco de contágio da COVID-19”, diz a ANTT.
A operação termina no próximo sábado (16) e também conta com o apoio da Receita Federal e dos Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagens (DER) dos estados, além de outros órgãos da administração pública.
A agência disponibiliza uma ouvidoria para que os passageiros apurem a legalidade da viagem que pretendem fazer ou denunciar o transporte clandestino: Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.
A ANTT também lembra a importância do uso do cinto de segurança nas viagens interestaduais.