Pacientes em tratamento de hemodiálise no Hospital da Baleia começaram a receber a dose adicional da vacina contra a COVID-19 nesta quarta-feira (13/10). Cerca de 400 pessoas consideradas imunossuprimidas tomarão a 3ª dose até a próxima sexta.
Os pacientes da hemodiálise e diálise peritoneal do Hospital da Baleia se encaixam no grupo de "pessoas com alto grau de imunossupressão" e, por isso, estão elegíveis para receberem a dose adicional.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) é necessário que eles tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
A aplicação ocorrerá no próprio hospital, nos dias já dedicados ao tratamento renal desse grupo. Todos os pacientes já foram comunicados sobre a aplicação da vacina no Hospital da Baleia e da obrigatoriedade de levarem o cartão de vacinação.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.