A prefeitura de Varginha começa a aplicar a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 em pessoas com menos de 60 anos nesta quinta-feira (14/10).
Esse novo calendário que foi divulgado pelo Poder Executivo da cidade, pretende seguir com a aplicação da 3ª vacina até o dia 30 de outubro nesse grupo abaixo dos 60 – para que a pessoa receba o imunizante, é preciso ter tomado a 2ª dose da vacina contra a COVID-19 há pelo menos 180 dias.
Leia Mais
COVID: média diária de novos casos na semana tem queda em 12 regiões de MGCOVID-19: 28 mortes e 1.860 casos são registrados em Minas em 24 horasPesquisa: 87% dos mineiros conhecem alguém que morreu de COVID-19coronavirusmgA prefeitura informou também que a aplicação da segunda dose para os adolescentes da segunda irá continuar – os idosos acima dos 60 também estarão no calendário.
O cronograma de vacinação de 14 a 30 de outubro:
- UBS Mont Serrat, Imaculada, Sion e Jardim Colonial – dose de reforço em pessoas com menos de 60 anos: das 7h30 às 11h30 (segunda a sexta-feira) e das 7h30 às 16h (sábado)
- UBS Mont Serrat, Imaculada, Sion e Jardim Colonial – segunda e primeira dose para pessoas com menos de 60 anos: das 15h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 7h30 às 16h (sábado)
- Policlínica Central – dose de reforço e segunda e primeira dose para idosos com menos de 60 anos: das 15h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 7h30 às 16h (sábado)
- Drive-thru – dose de reforço para idosos com 69 anos ou mais, segunda e primeira dose para pessoas com menos de 60 anos: das 15h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 7h30 às 16h (sábado)
De acordo com o infectologista e superintendente do gabinete especial de enfretamento à COVID-19 de Varginha, Luiz Carlos Coelho, as doses de reforço distribuídas no município seguem orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI).
“A população que vai receber a dose de reforço, abaixo dos 60 anos, inclui os profissionais da saúde e os imunossuprimidos – então nós temos imunossuprimidos com 18 anos ou mais, e profissionais da saúde de 18 anos ou mais que terão o direito a dose de reforço”, explica o superintendente.
Neste sábado (16/10) haverá o Dia “D” de Multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 15 anos. Portanto, não haverá aplicação da dose de reforço para esses grupos indicados.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.