A pandemia de COVID-19 segue dando sinais de arrefecimento em Minas Gerais. Dos 853 municípios mineiros, 523, seja, 61%, não registram mortes pela doença há mais de um mês.
Leia Mais
MG: secretário libera Natal em família, mas alerta: 'O risco existe''Não está na hora', diz secretário de MG sobre desobrigação de máscarasFalta de AstraZeneca em Minas será resolvida semana que vem, diz governocoronavirusmgNúmero de casos de COVID em Minas caiu até 76% em relação ao início do anoCOVID-19: Minas registra 42 mortes e 2.170 casos em 24 horasPrefeitura de BH publica novas regras que liberam bares e outros espaçosBH tem menor transmissão do coronavírus em mais de um mêsBares e restaurantes de BH vão voltar a funcionar sem restrição de horárioEm 7 de outubro, eram 500 cidades neste patamar. O cenário também é positivo no sistema de saúde do estado. Segundo Baccheretti, a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) se mantém abaixo de 25% pelo mesmo período.
“Não temos nenhuma pressão no sistema de saúde, temos vagas sobrando nos hospitais do estado. O vírus está circulando cada vez menos", destacou o gestor.
Máscaras
Diante da queda sistemática dos indicadores, o governo cogita flexibilizar o uso de máscaras em lugares abertos em novembro deste ano.
"Nossa expectativa é no final do mês que vem, de novembro, a gente já conseguir este dado e uma circulação baixa do vírus. Estamos com uma circulação baixa do vírus. A gente alcançando a imunidade de rebanho, olhando para outros países, vê isso como possível", disse Baccheretti esta manhã, em entrevista coletiva na Cidade Administrativa, sede do governo de Minas, em Belo Horizonte.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.