Nesta sexta-feira (15/10) trabalhadores da saúde com idade acima de 50 anos tomam a dose de reforço da vacina contra a COVID-19, em Belo Horizonte.
Leia Mais
"Gratidão e felicidade", relatam idosos vacinados com dose de reforço em BH''Precisamos de menos 'politicagem' e mais proteção à saúde'', diz vacinadoAdolescentes de 12 anos serão vacinados nesta quinta em São José da LapaDa UFMG para o mundo: os mineiros da Academia Mundial de CiênciasEquipamento explode em laboratório de química na UFMGPBH divulga novo calendário de vacinação contra a COVID-19; veja datasBH aplica mais 35 mil doses de vacina contra a COVID-19 nesta sextaCampanhas de multivacinação e antirrábica começam neste sábado, em BHNo posto de vacinação em formato drive thru montado na UFMG, a pediatra do Hospital Sara Kubitscheck, Janete Maria Ferreira, de 58 anos, estava emocionada ao tomar a dose de reforço. "Exercer minha profissão durante a pandemia foi um aprendizado divino do que é ser médico. Me sinto mais médica hoje em dia."
“Estou feliz em ter mais proteção contra o vírus, porque essa vacina trouxe muito alento. Vivemos períodos duros, um período bem desafiador para todos nós. Tenho certeza de que ficaremos todos marcados”, conta emocionada a pediatra.
Sobre qual mensagem que a pandemia está passando para as pessoas, a médica conclui “ é um grande aprendizado para a humanidade né , o mundo precisa parar e pensar o que significou isso, para que a gente possa ser mais humano”.
Em relação à permanência da COVID-19 por um período maior de tempo, Janete afirma que a COVID veio para ficar. "Não tenho esperança de que ela vá embora. Vamos ter de aprender a lidar, mas tomando a vacina será de uma forma mais protegida."
Houve também idosos que não tomaram a dose de reforço no dia convocado e foram ao posto na manhã desta sexta (15).
Andréa Silva Teixeira Pinto, de 71 anos, disse se sentir aliviada em poder tomar a terceira dose. Já com os cuidados mesmo após ter sido vacinada, a idosa disse que ''não vamos poder nos descuidar mais''.
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF e documento oficial com foto.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.