O decreto que determinou a liberação de até 80% de lotação em boates de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, vai, ainda que indiretamente, melhorar os índices de vacinação na cidade.
É que na última quinta-feira (14/10), a única boate LGBTQIA%2b de Patos de Minas, a Queen Lounge, resolveu incentivar a vacinação e ofereceu entrada gratuita para quem apresentasse o cartão de vacina ou o certificado nacional, emitido pelo Ministério da Saúde. Até às 23h, todos aqueles que se vacinaram contra a COVID-19 entraram sem pagar nada. Foram mais de 150 beneficiados.
Somente em junho, com a queda das infecções e das mortes, a Queen voltou a abrir as portas, ainda como bar. O retorno da boate ocorreu no sábado (9/10). Uma grande fila se formou na portaria e nem todos puderam entrar devido a capacidade reduzida, 80%.
Fiscalização
Vacinação
Patos de Minas já concluiu a aplicação da 1ª dose em maiores de 17 anos. Segundo o vacinômetro, divulgado pela prefeitura, 71,91% da população adulta, com 18 anos ou mais, já está com o esquema vacinal completo, ou seja, recebeu duas doses ou a dose única.
No município foram aplicadas 120.468 primeiras doses, 88.352 segundas doses e 4.055 doses únicas. Os idosos, com mais de 70 anos, os imunossuprimidos e os trabalhadores da saúde estão recebendo a terceira dose. Já foram aplicadas 7.174 doses de reforço.
O calendário de vacinação é divulgado pela prefeitura no site patosdeminas.mg.gov.br