Faltam 133 dias para o carnaval e, nessa contagem regressiva, a cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas, conhecida por atrair nos dias de festa cerca de 50 mil foliões, já se prepara para atender quem vai escolher o destino mineiro conhecido pelos cenários históricos de tirar o fôlego.
A prefeitura da cidade tem se reunido com os responsáveis dos principais atrativos, com o objetivo de realizar a festa de uma maneira segura. É o que afirma o presidente do Zé Pereira e o Clube dos Lacaios, Arthur Carneiro, a agremiação carnavalesca em atividade mais antiga do Brasil, que completa 155 anos em 2022.
A prefeitura da cidade tem se reunido com os responsáveis dos principais atrativos, com o objetivo de realizar a festa de uma maneira segura. É o que afirma o presidente do Zé Pereira e o Clube dos Lacaios, Arthur Carneiro, a agremiação carnavalesca em atividade mais antiga do Brasil, que completa 155 anos em 2022.
Leia Mais
Autor de homicídio há quatro anos é finalmente preso em Ouro PretoEm menos de 48h, Rua Direita de Ouro Preto é fechada novamente com buracoPolícia recupera instrumentos roubados da Orquestra Ouro PretocoronavirusmgCarnaval: confira programação on-line para este fim de semanaRecomeçam trabalhos de restauro do Solar Pedrosa, em Ouro Preto (MG)Prefeitura anuncia várias mudanças na saúde pública de Patos de MinasButantan recebe autorização para iniciar testes de soro anti-covidContagem começa a construir muros de arrimo em vilas afetadas por enchentesComo de costume, o bloco do Zé Pereira e o Clube dos Lacaios abrem o carnaval de Ouro Preto na quinta-feira e retornam às ruas históricas no domingo. Segundo o presidente, essa tradição não aconteceu em apenas duas datas: na segunda guerra mundial, em que alguns membros foram convocados para lutar, e em 2021, no combate à pandemia da COVID-19.
“Durante 2021, realizamos trabalhos em nossa sede e acervo. Caso aconteça o carnaval em 2022, estaremos prontos e estruturados para receber todos os nossos membros e foliões da melhor forma possível. Agora, vamos aguardar e ver como estará a situação da pandemia até lá”, pondera.
Apostando na saudade dos foliões e nos números em queda da COVID-19, a Liga dos Blocos de Ouro Preto, formada pelos blocos do Caixão, Cabrobró, Praia e Chapado, está mais otimista e já abriu os lotes de vendas que prometem 17 atrações nos quatro dias de festa. “Já tem bloco com venda do quarto lote e estão confirmadas atrações conhecidas pelo público, como Léo Santana, DJ Dennis e Pedro Sampaio."
O presidente da Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto, Arthur Magalhães, afirma que haverá segurança e o evento será adequado de acordo com a realidade do país.
“Temos total ciência de que a vida é o bem mais importante. Por isso, nosso planejamento inclui os protocolos do Programa Minas Consciente, adicionados aos protocolos em vigência nos grandes eventos do mundo, que já voltaram a ser realizado”.
O carnaval da Liga dos Blocos acontece anualmente no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP. Em reunião do CUNE - Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto, no dia 29 de julho de 2021, a UFOP decidiu que ainda perdurando o cenário da pandemia da COVID-19, a festa está desautorizada a acontecer em qualquer espaço que pertença à universidade.
Diante disso, até o momento, a Liga dos Blocos está à procura de um espaço para a realização dos shows e estadia dos foliões.
Prefeitura planeja festa com cautela
De acordo com o secretário Municipal Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara, como todo evento de grande porte, como o carnaval em Ouro Preto, o planejamento deve se antecipar, mas ainda não tem como afirmar se o evento vai acontecer de forma presencial.
“Todos os processos de desenvolvimento criativo e processos legais estão sendo tomados, porém, como Ouro Preto aderiu ao Programa Minas Consciente do Governo do Estado de Minas Gerais, qualquer afirmação neste momento de que o evento acontecerá, é precipitada” pondera.
O secretário afirma que a festa na cidade é de grande importância para a retomada da economia no município e que durante os dias de folia a cidade poderá receber em torno de R$ 20 milhões de injeção financeira direta com o turismo.
Mas mesmo com os bons números o secretário percebe que ainda existe a insegurança por parte dos patrocinadores em criar vínculo de suas marcas com eventos e projetos que possam promover a aglomeração irresponsável e assim causar prejuízos à imagem da empresa.
“O carnaval de Ouro Preto normalmente é realizado através de investimentos da iniciativa privada e o município já está em tratativas com elas, não podemos afirmar o que vai acontecer em fevereiro de 2022, mas já estamos nos preparando”.
Minas Gerais em números
Em uma coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (14/10), o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, levantou pontos atuais sobre a situação da COVID-19, entre as quais o avanço da vacinação no estado. Em Minas, 523 municípios não registram mortes por COVID-19 há um mês.
O secretário também disse que, devido à melhoria dos indicadores da pandemia no estado, a expectativa é de que no final de novembro pode ser que os mineiros sejam desobrigados a usar as máscaras sanitárias em locais abertos, quando alcançarem a imunidade de rebanho com 70% das pessoas vacinadas.
“É um passo de cada vez, vamos avaliar. Mas é uma expectativa, não podemos ter pressa, não está na hora de tirarmos a máscara, ainda não atingimos isso. Temos ainda 50% da população com duas doses, tirando aí o atraso dos dados a serem lançados. Então, ainda estamos longe dos 70% e 80%, mas não é tão longe", ponderou.
De acordo com o painel de vacinação da Secretaria de Estado de Minas Gerais, 84,6% dos mineiros já tomaram a primeira dose e 53,21% já têm o quadro vacinal completo.
Como está em Ouro Preto?
A cidade já está em fase de vacinação dos adolescentes. Nesta sexta-feira (15/10), jovens com 14 anos foram convocados a tomar a primeira dose do imunizante contra a COVID-19.
De acordo com o painel de vacinação, disponibilizado no dia 13, 81,43% da população de Ouro Preto já tomou a primeira dose da vacina e 68,68% já está com o quadro vacinal completo. Quando o recorte é a população acima de 12 anos, o painel apresenta 96,6% da população com a primeira dose.
De acordo com o boletim epidemiológico dessa quinta-feira, a microrregião de Ouro Preto, com as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, permanecem na onda verde do Plano Minas Consciente e foram registrados cinco novos casos da doença.
Em outubro, nenhuma morte foi registrada e já são 17 dias que permanecem nas 131 vidas perdidas pela doença. O mês de setembro fechou com três mortes e em agosto foram duas mortes registradas.
A Prefeitura de Ouro Preto reconhece que a campanha de vacinação contra a COVID-19 na cidade tem tido bons resultados e acredita que isso pode contribuir não só para a realização do carnaval, mas para a retomada do turismo e festividades no município.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.