O Hospital São Lucas, em Patos de Minas, Alto Paranaíba, principal unidade de saúde qua atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade, encerrará suas atividades a partir da próxima segunda-feira (18), como estava programado.
A direção do hospital havia dado um prazo de 120 dias para o município se adaptar, a prefeitura tentou prorrogar o prazo para mais 60 dias, mas não conseguiu.
LEIA TAMBÉM: Boate libera entrada para incentivar vacinação contra COVID em Patos de Minas
Leia Mais
Caminhão invade loja de madrugada e assusta moradores em Santa LuziaCarvoarias são flagradas com 21 pessoas em trabalho análogo à escravidãoOuro Preto acredita na possibilidade de carnaval presencial em 2022Governo de Minas investirá R$ 15 milhões no campus da UFU em Patos de MinasA direção do hospital havia dado um prazo de 120 dias para o município se adaptar, a prefeitura tentou prorrogar o prazo para mais 60 dias, mas não conseguiu.
LEIA TAMBÉM: Boate libera entrada para incentivar vacinação contra COVID em Patos de Minas
Diante da situação, o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos), e a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, convocaram a imprensa e anunciaram várias mudanças no fluxo de atendimento da saúde pública.
Confira a seguir o resumo das mudanças:
- Ortopedia: será transferida para a Santa Casa em breve. O objetivo será desafogar a UPA. A mudança ocorrerá nos próximos dias;
- COVID-19: as síndromes respiratórias continuarão na Santa Casa. Existe um espaço separado para garantir a segurança dos demais pacientes;
- Obstetrícia de baixo risco: o pronto-atendimento para gestantes ocorrerá na Santa Casa de Misericórdia;
- Obstetrícia de risco: as gestantes serão atendidas pelo Hospital Regional Antônio Dias (HRAD);
- Partos: serão feitos em hospitais particulares através de convênio com o CISALP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba);
- Oncologia: a Clínica AZ do Noroeste continuará funcionando através de contrato com a prefeitura. A internação ocorrerá na Santa Casa.
Agendamento de consultas via Secretaria Municipal de Saúde
Outro fluxo que será redirecionado é a forma de agendamento de consultas da Secretaria Municipal de Saúde. A partir da próxima segunda-feira, as USFs (Unidade de Saúde da Família) utilizarão sistema informatizado para lançar as necessidades detalhadas de cada paciente e de suas consultas. Os dados serão encaminhados para a Central de Marcação (criada pela Secretaria de Saúde), onde profissionais reguladores irão avaliar as prioridades, agendando as consultas de acordo com a gravidade dos pacientes e não mais pelo sistema de cotas por equipe.
Cirurgias e demandas de exames
Também a partir de segunda-feira, a população que necessitar de atendimento dos setores de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e Alta Complexidade deverá dirigir-se à USF de referência.
Para informações sobre cirurgias ou exames e sobre o transporte intermunicipal para tratamento fora de Patos de Minas, os pedidos serão realizados pelas USFs, e os pacientes terão o retorno em até 24 horas, podendo ser requisitado também on-line, por meio do Aprova Digital (patosdeminas.prefeituras.net).
Santa Casa de Misericórdia
A Santa Casa de Misericórdia funciona no prédio do antigo Centro Clínico Universitário e conta com cerca de 30 leitos de UTI e enfermaria. No local, no auge da pandemia, funcionou o hospital de campanha.
A inauguração do hospital foi em 7 de agosto. O governo estadual destinou cerca de R$ 10,7 milhões para aquisição de equipamentos. A prefeitura também aplicou recursos públicos, sobretudo para manter os funcionários.
A Associação Beneficente Dr. Paulo Borges é a mantenedora do hospital e a promessa, inclusive do prefeito, é que ele atenda, nos primeiros anos, exclusivamente pelo SUS.