No início de novembro, a comunidade do bairro rural de Peirópolis, em Uberaba, vai conhecer o projeto de revitalização do local. Orçado em R$ 1,156 milhão, o projeto passa neste momento por ajustes para adequação orçamentária.
Segundo o superintendente de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento (Seplan) de Uberaba, Luiz Mário Molinar Neto, após a apresentação à comunidade e aprovação, o projeto entrará em processo licitatório.
“Já existe previsão de captação dos recursos através do Banco do Brasil, sendo que, inclusive, o projeto orçamentário já foi aprovado na Câmara Municipal”, assegurou.
O projeto conta com intervenções que têm como objetivos trazer mais conforto e segurança para moradores, frequentadores e turistas de Peirópolis.
As intervenções ocorrerão no início do bairro e região onde há maior concentração de pessoas, ou seja, no entorno do Museu do Dinossauro, Casa do Turista, Casa do Doce e restaurantes.
Entre as novas mudanças estão novos calçamentos; ampliação da capacidade do estacionamento (cerca de 890m² com 40 vagas), tanto para veículos de passeio quanto para os ônibus de turistas; ampliação das instalações sanitárias, bem como promover melhorias ao lado da Casa do Turista com praças, áreas verdes, estrutura com brinquedos infantis, pergolados e bicicletário.
Outros detalhes do projeto envolvem a revitalização da área no entorno da Casa de Doces e restaurante. Os dois edifícios, localizados lado a lado, receberão piso nivelado no seu interior, dando acesso a novos decks externos revestidos.
Retomada econômica
Para a prefeita Elisa Araújo, a equipe da Secretaria de Planejamento teve a sensibilidade de preservar as características bucólicas de Peirópolis, com simplicidade e beleza. “Espero que a comunidade goste, pois vamos apresentá-lo aos moradores e comerciantes”, informa.
Ainda segundo a prefeita de Uberaba, o turismo regional é muito importante para a retomada econômica do município. “E cabe ao Poder Público encontrar meios e parceiros para que possa fomentar cada vez mais esse setor”, concluiu.