O público com 37 anos que tomou a primeira dose da vacina AstraZeneca pode estar se dirigindo aos postos de vacinação em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (18/10), para completar a imunização contra o vírus da COVID-19.
Leia Mais
BH aplica 2ª dose para pessoas 37 anos nesta segunda (18); veja locaisVeja quem pode tomar a 2ª dose da Pfizer esta semana em ContagemBH aplica mais 35 mil doses de vacina contra a COVID-19 nesta sextacoronavirusbhCOVID-19 em BH: transmissão tem ligeiro aumento, mas segue controladaÔnibus de BH voltam a horários pré-pandemia, mas usuários não veem melhorasPolicial civil é preso em pagode por agredir mulheres e atirar em um homemNo posto de vacinação em formato drive-thru no Corpo de Bombeiros, no Bairro Funcionários, algumas pessoas que foram completar a imunização sentiram “tranquilidade e segurança”. O advogado Flávio Freire, de 39 anos, tomou a segunda dose hoje; Flávio disse que tomar a vacina é "uma sensação ótima, de tranquilidade. Mas sem baixar a guarda, continuar usando máscara em ambiente fechado, fazer nossa parte tomando a vacina”.
Ele disse que tomou as duas doses da AstraZeneca e que, na primeira, teve uma sensação de desconforto muito grande. “Nesta segunda dose, por enquanto não tive nenhuma reação”, afirma o advogado.
Houve também pessoas que tomaram a segunda dose, com alguns dias de atraso, na repescagem da vacinação em BH. Foi o caso do motorista Ângelo Saraiva Neto, de 40, que disse ter atrasado um pouco para tomar a segunda dose: “No meu cartão, estava marcado para 11 de outubro, mas consegui tomar a dose somente nesta manhã. Fico muito satisfeito, mais tranquilo e seguro para poder voltar ao normal, seguir com minhas atividades”.
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF, documento oficial com foto, e comprovante de endereço em Belo Horizonte.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
A PBH reforça também a checagem dos locais de vacinação no site da prefeitura, antes de sair de casa.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.