Em 8, das 9 regionais de Belo Horizonte, o acumulado de chuvas dos últimos 18 dias já ultrapassou, com folga, todo o volume esperado para o mês de outubro.
Leia Mais
BH: chuva forte faz Defesa Civil interditar ruas por risco de alagamentoTereza Cristina e outras vias são bloqueadas em BH com risco de alagamentoDefesa Civil emite alerta de risco geológico alto para a Região Leste de BHKalil discute ações para evitar tragédias no período de chuva: 'Tenho medo'Chuva causa enxurrada na Avenida Barão Homem de Melo, em BH; vejaBH: chuva causa desabamento de parte do teto e rachaduras em hospitaisBH: chuva inunda ruas e moradores desentopem bueiros no Bairro São GeraldoNa sequência do ranking vêm: Noroeste (151,7%), Barreiro (149,6%), Pampulha (135,1%), Oeste (129,3%), Venda Nova (122,3%), Centro-Sul (118,1%) e Nordeste (114,8%). A Região Norte, com acúmulo de 87,1% desde o dia 1°, é a única que ainda não rompeu o teto previsto para o mês.
Risco geológico
A Defesa Civil emitiu, na noite desta segunda-feira (18/10), um alerta de risco geológico alto para Região Leste. O aviso é válido até quarta-feira (20/10).
O setor compreende 51 bairros, tais como Santa Efigência, Colégio Batista, Taquaril e Horto.
Segundo o órgão, em virtude da tendência de chuvas nas próximas 24 horas, há possibilidade de deslizamentos, desabamentos e acidentes. A população, portanto, deve ficar atenta a sinais como: trinca em paredes, água empoçada no quintal, emperramento de portas e janelas, rachaduras no solo, água minando da base de barrancos, além da inclinação de postes e árvores.