Morador do distrito de Amarantina, em Ouro Preto, Região Central de Minas, o operador de máquinas Ademiro Mansueto mal teve tempo de sair de casa na noite dessa segunda-feira (19/10). Ele está entre as mais de cem pessoas desalojadas pelas inundações provocadas pelo temporal de 220 milímetros que atingiu a região.
- Leia: Grande BH e outras regiões têm previsão de novas tempestades
- Leia: Grande BH e outras regiões têm previsão de novas tempestades
Leia Mais
Região Leste de BH já registra o dobro do previsto de chuva para outubroBH: chuva causa desabamento de parte do teto e rachaduras em hospitaisDefesa Civil dispara alerta de risco geológico forte em 7 regionais de BHPrefeitura de Ouro Preto arrecada doações para os atingidos pela chuvaChuvas fortes deixam mais de 300 cidades mineiras em alerta de perigoApós um ano fechados, parques municipais são reabertos em UberlândiaSem Hospital São Lucas, atendimentos SUS são remanejados em Patos de MinasChuvas alagam Aglomerado Taquaril, em BH; moradores temem novas tragédiasAtraso da chegada de 2ª dose de Astrazeneca em Uberaba afeta 15 mil pessoasO volume de chuvas fez com que o curso d'água transbordasse, deixando um rastro de destruição em ao menos cinco distritos de Ouro Preto.
"Foi questão de minutos até que a chuva alagasse tudo. Eu e minha mulher só tivemos tempo de colocar as crianças nas costas e sair correndo. Estamos ficando na casa da minha irmã.", conta o o morador.
A comerciante Geliane Pereira também teve que carregar a mãe durante a madrugada. Segundo a moradora, a água invadiu a casa da idosa, trazendo barro e muita sujeira. "Saímos de casa correndo e fomos buscá-la. Saímos eu, meu marido e meu cunhado no meio do temporal carregando a minha mãe, que já não anda mais", descreve a mulher.
Na Rua Olaria, o campo de futebol virou uma espécie de depósito de escombros da chuva. Os habitantes se reúnem no local para verificar o que será possível aproveitar.
A Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo foi transformada em abrigo e central de doações de alimentos, águas, roupas, colchões e toalhas.
Segundo a Defesa Civil Estadual, ao menos 25 famílias ficaram desalojadas. Um imóvel chegou a desabar. Ninguém ficou ferido, pois os residentes conseguiram sair a tempo.
O Corpo de Bombeiros registrou ocorrências em ao menos mais 4 distritos além de Amarantina, tais como Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Leite, Antônio Pereira e Miguel Burnier. O secretário de Obras de Ouro Preto classificou a situação do município como crítica.
Doações
A Prefeitura de Ouro preto arrecada doações para os atingidos pelo temporal. Os donativos podem ser entregues diretamente na Escola Major Raimundo Felicíssimo (R. Padre Pedrosa, s/n° - Centro), na Escola Municipal Haydee Antunes (Cachoeira do Campo) e na Secretaria de Turismo de Ouro Preto (R. Cláudio Manoel, 61).
Outras informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3559-3287 e (31) 3559-1592. Quem preferir pode fazer uma contribuição ufinanceira por meio do pix 3198591-4602.
Outras informações podem ser obtidas nos telefones (31) 3559-3287 e (31) 3559-1592. Quem preferir pode fazer uma contribuição ufinanceira por meio do pix 3198591-4602.