A Polícia Civil desmontou um sistema de punição chamado de "Tribunal do Crime" após prender 30 pessoas, nesta quarta-feira (20/10), durante operação contra o crime organizado no Sul de Minas. Os principais alvos são de Itajubá, mas houve prisões em outras cidades da região e até mesmo fora do estado, em Dourados (MS).
A Operação Caronte II investiga práticas de crime organizado, tráfico de drogas e o chamado "Tribunal do Crime", um sistema criado pelo grupo para punir pessoas que não seguem as regras da organização criminosa.
Leia Mais
Homem agride mulher, avança em militares, é baleado e morreMulher suspeita de matar comerciantes a facadas é presaFilho é preso suspeito de matar e queimar corpo do pai na Grande BHMentira de mulher de traficante levou a assassinato de idoso em BH Testes de COVID são encontrados em geladeira com comidas de servidores Ainda segundo o policial, as investigações tiveram início há cerca de seis meses e são um desdobramento da operação de mesmo nome realizada em agosto do ano passado.
Além das 30 pessoas presas, os policiais apreenderam maconha, cocaína, crack, munições, celulares e documentos que ainda serão catalogados para a continuidade dos inquéritos, que podem levar a mais suspeitos.
A Polícia Civil também informou que foi identificado o vínculo de alguns integrantes da associação criminosa com responsáveis por alguns pontos de venda de drogas.
'Tribunal do Crime'
Ainda conforme a Polícia Civil, por meio de uma espécie de tribunal, composto por membros da organização, as partes envolvidas eram levadas a um local onde, mediante atuação de outros integrantes, era realizado o julgamento. Nesse mesmo local ocorria e aplicação das penas, que consistiam, em alguns casos, em agressões.
“Um trabalho intenso de investigação que realizamos e conseguimos identificar suspeitos pertencentes à facção criminosa que vinham criando uma espécie de ‘justiça privada’, em que levavam pessoas que quebravam regras impostas por esta organização”, explica o delegado Alexandre Boari.
Inclusive o nome da operação, Caronte, é uma referência ao personagem da Mitologia Grega, o barqueiro de Hades, deus do Inferno, que transporta as almas dos recém-mortos para o submundo. De acordo com a Polícia Civil, a analogia está em levar os investigados à verdadeira Justiça, não à informal e ilícita que os suspeitos criaram.
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)