A Prefeitura de Belo Horizonte vai antecipar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 para adolescentes com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes.
Leia Mais
coronavirusbh'Quem não se vacina é um palhaço!', diz idosa que tomou dose de reforço''A vacina trouxe alento'', diz médica vacinada em posto da UFMG, em BH BH aplica dose de reforço para idosos de 68 e 69 anos nesta segunda (25/10)As janelas da vida conquistadas na luta contra o coronavírus'Mais proteção contra as novas variantes', diz vacinada em BHCOVID: municípios devem informar que concluíram vacinação em adultosBH continua com indicadores em controle e vacina mais 20 mil nesta quartaOnça pintada Pytu morre no Zoológico de BHFamília de garçom que sofreu dois AVCs denuncia falta de auxílio pelo INSSTambém serão chamados, na próxima semana, os idosos para a dose de reforço. O mesmo vale para determinadas faixas etárias que devem completar o esquema vacinal.
Como sempre, será necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Já os jovens de 16 e 17 anos não precisam de acompanhante.
No caso dos idosos, para recebimento da dose de reforço, é necessário que a aplicação da segunda já tenha superado o prazo de seis meses ou faltar 15 dias para completar este prazo.
Confira o cronograma atualizado:
- Dia 21, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 36 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 21 as pessoas de 36 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 28 de outubro.
- Dia 22, sexta-feira: segunda dose para pessoas de 35 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 22 as pessoas de 35 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 29 de outubro.
- Dia 23, sábado: não haverá vacinação;
- Dia 25, segunda-feira: dose de reforço para idosos de 69 e 68 anos, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo; e segunda dose para adolescentes de 17 a 12 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes.
- Dia 26, terça-feira: segunda dose para pessoas de 34 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 26 as pessoas de 34 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 2 de novembro.
- Dia 27, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 31 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 27 as pessoas de 31 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 3 de novembro.
- Dia 28, quinta-feira: repescagem de dose de reforço para idosos e trabalhadores da saúde já convocados, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo; repescagem de dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão já convocadas, cuja segunda dose tenha completado 28 dias;
- Dia 29, sexta-feira: dose de reforço para idosos de 89 anos e mais, cuja segunda dose tenha completado 6 meses ou que faltem até 15 dias para completar este prazo; segunda dose para pessoas de 30 anos. Só poderão tomar a segunda dose no dia 29 as pessoas de 30 anos cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até 5 de novembro.
- Dia 30, sábado: não haverá vacinação;
AstraZeneca para idosos
As pessoas com menos de 89 anos que tomaram a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) ainda não devem comparecer aos locais de vacinação e devem aguardar o intervalo para tomar a dose de reforço.
Até o momento já foram convocadas para receber a dose de reforço idosos de 89 anos e mais, 88 a 86 anos e 81 a 68 anos.
Pessoas com alto grau de imunossupressão
Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão possam receber a dose adicional é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo:
- Imunodeficiência primária grave;
- Quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/Aids;
- Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
No momento da vacinação, esse público precisa seguir as seguintes orientações:
- Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação para a dose adicional devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível;
- Apresentar documento de identificação com foto e CPF;
- Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;
- Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Além das orientações acima, é necessário que o público contemplado apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.
Locais e horários
O horário de funcionamento dos locais de vacinação é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru.
Há, também, quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. São eles:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h;
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h;
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h;
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.
Os públicos elegíveis para se vacinar no período noturno são exclusivamente os convocados para o dia em questão.
As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o usuário se vacine no dia da convocação.
Caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.
Leia mais sobre a COVID-19
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?