Os municípios que terminaram a aplicação da primeira dose da vacina contra a COVID-19 nos adultos devem comunicar via ofício à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sobre a conclusão desta etapa. Segundo o órgão, a confirmação permite a certeza de que não será necessário o envio de novas doses para essa população. É uma maneira segura e formal de conhecer o cenário de conclusão da vacinação em cada município.
Leia Mais
PBH divulga novo calendário de vacinação contra a COVID-19; veja datasBH continua com indicadores em controle e vacina mais 20 mil nesta quarta'Quem não se vacina é um palhaço!', diz idosa que tomou dose de reforço'Mais proteção contra as novas variantes', diz vacinada em BHMorador denuncia que balas perdidas de clube de tiro atingiram sua casaAssim, já foram imunizados com a primeira dose 86,72% do público-alvo – pessoas com 12 anos de idade ou mais – e 58,72% já completaram o esquema com as duas doses ou dose única.
Para viabilizar a campanha, a SES-MG trabalha de forma integrada com os municípios para garantir a eficiência e agilidade na distribuição das vacinas. O Estado disponibiliza aos 853 municípios um sistema de registro dos dados referentes à vacinação nos territórios.
A coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação da SES-MG, Janaína Fonseca, explica a dinâmica deste processo.
“Muitas vezes, os municípios finalizam as estratégias de vacinação em pessoas acima de 18 anos, mas possuem registros ainda não lançados no sistema oficial. A vacinação e o lançamento das doses aplicadas não são simultâneos, mas a agilidade desta notificação oficial é extremamente importante para estabelecer estratégias para a campanha”, afirma.
Janaína destaca, ainda, que os Grupos de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov) regionais, junto ao Gamov Nível Central, acompanham sistematicamente a conclusão da vacinação em cada local, fornecendo apoio e subsídios necessários para os municípios que ainda não conseguiram alcançar este patamar.
“São repassadas orientações para a realização de ações de intensificação da campanha de imunização, como vacinação extramuros, ‘Dia D’ e outras estratégias de busca ativa nos municípios que permitam a administração das vacinas no público elegível”, explica.
De acordo com a SES-MG, as orientações para fazer a notificação estão descritas na deliberação CIB-SUS/MG N° 3.508, de 3 de setembro de 2021. A recomendação consta no artigo 1°, inciso 2°, destacando que “é responsabilidade dos municípios que finalizarem a vacinação na população com idade igual ou superior a 18 anos comunicar formalmente tal fato, via ofício, para a respectiva Unidade Regional de Saúde e Nível Central da SES/MG.”
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira