Um morador gravou um vídeo denunciando balas perdidas que teriam atingido a casa dele e foram disparadas em um clube de tiro inaugurado neste final de semana em Itaúna, cidade do Centro-Oeste mineiro. O Clube de Tiro de Itaúna fica na comunidade rural de Sumidouro e, de acordo com o presidente da entidade, Filipe Fernandes, as instalações foram vistoriadas e autorizadas pelo Exército e pela prefeitura.
No vídeo (
que você confere abaixo
) o morador mostra cápsulas das balas de grosso calibre que teriam atingido a casa dele e dos vizinhos. "Olha o tamanho dessa bala aqui que quase atingiu o meu menino que estava brincando de bicicleta", mostra o morador pedindo ajuda das autoridades.
"Se tiver alguma autoridade aí, vê o que pode fazer por nós aqui porque tá muito perigoso. Nós moramos aqui já tem mais de 20 anos, é um sossego. Nós não tem (
sic
) nada contra o clube de tiro não, nós só quer (
sic
) a segurança dos moradores aqui. Foi uma barulhada danada, nós que mora (
sic
) aqui teve que ficar escondendo dentro de casa por causa do barulho das balas passando. Como a gente vai ficar aqui com essas balas batendo nas nossas residências aqui? Eles têm que tomar providência o mais rápido possível antes que coisa pior aconteça", desabafa o morador.
Comissão de vereadores
Ele informou que uma comissão de vereadores irá ao local nesta quinta-feira, 22/10, para vistoriar o clube de tiro e ouvir os moradores. Dois vereadores que vão integrar a comissão, Gustavo Dornas Barbosa (PATRIOTA) e Kaio Guimarães (PSC), já estiveram no clube na inauguração. Kaio Guimarães postou um vídeo em suas redes sociais ao lado do colega da Câmara, atirando com fuzis durante o evento. Ele afirmou que foi ao local como consumidor e que seguiram todas as medidas de segurança e proteção que foram orientadas pelos instrutores. "Tendo em vista que fomos ao local como consumidores, entramos em contato com o clube de tiro e informamos sobre as reclamações citadas no vídeo para que fossem tomadas as medidas necessárias para avaliar o ocorrido, e caso necessário tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema", afirmou o vereador ressaltando que fará parte da comissão que vai fazer as vistorias.
Autorização do Exército
O presidente do Clube de Tiro de Itaúna, Filipe Fernandes, afirmou que entrou em contato com o morador para averiguar o que pode ter acontecido. Ele não sabe explicar o que pode ter ocorrido e acha um exagero dizer que foram balas perdidas que atingiram a casa. "O que chegou na casa dele foram estilhaços da balas. Estilhaços muito pequenos", afirma Filipe Fernandes.
Ele não sabe explicar o que pode ter acontecido que resultou em residências sendo atingidas, ainda que por estilhaços de balas. Filipe Fernandes informou que assim que tomou conhecimento do vídeo foi até a casa do morador para averiguar e que todas as possibilidades estão sendo estudadas. "Estamos olhando tudo e estudando cada detalhe", informou o presidente do clube de tiro.
Ele informa que tem toda a documentação exigida para o funcionamento do clube de tiro. "Toda a documentação está em dia, laudos dos engenheiros, do Corpo de Bombeiros, Plano de Segurança, alvará da prefeitura e autorização do Exército, temos tudo em ordem", garante o presidente.
Ele encaminhou fotos do espaço e afirma que o talude ao fundo, que fica na direção onde os tiros são disparados tem uma altura de 10m, superior aos 6m que teriam sido orientados pelo Exército para o local, e mais 4m de barreira de pneus. Depois do talude há ainda uma mata de 200m até o muro do clube de tiro mostrado pelo morador no vídeo.
Encaminhamos o vídeo para a assessoria de comunicação do Exército e para a quarta região, que emitiu a autorização do Clube de Tiro de Itaúna, questionando o que pode ter ocorrido e quais medidas devem ser tomadas, mas até o fechamento da matéria não tivemos retorno.