O público com 36 anos pode tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 nesta quinta-feira (21/10) em BH, desde que a data no cartão de vacina esteja marcada para até 28 de outubro. As informações são da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Na UFMG, uma profissional da saúde tomou a dose de reforço na repescagem. A dentista Rejane Cristina Lopes de Paiva, de 36 anos, não conseguiu tomar a terceira dose no dia da convocação de sua idade, por falta de organização de horários. Além disso, ela faz um curso de especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial na universidade, e atualmente faz estágio no Hospital Odilon Behrens em BH.
Rejane diz que se sente mais segura agora. "Trabalhei durante toda a pandemia atendendo pacientes com COVID, em áreas de urgência e até intubados. Tinha dia que via no corredor do hospital várias pessoas que não resistiram ao vírus. Essa dose significa mais proteção a essa doença terrível, e às novas variantes que estão surgindo."
A dentista ainda comentou que nos últimos meses os casos e mortes por COVID estão reduzindo bastante. "Os pacientes já não desenvolvem quadros tão graves como nos períodos mais críticos da pandemia. Acho que a vacinação pode estar contribuindo para esta queda."
Questionada sobre a circulação da COVID por mais alguns anos, ela diz que acredita na vacinação anual, e que o uso de máscaras e hábitos de higiene serão mais comuns entre as pessoas. "Essa geração terá mais preocupação quanto aos cuidados de proteção contra o coronavírus."
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF e documento oficial com foto, e comprovante de endereço. Para os profissionais da saúde que estão tomando a dose de reforço, precisam levar comprovante de atuação na área, em Belo Horizonte.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.