O público com 36 anos pode tomar a segunda dose da
vacina contra a COVID-19
nesta quinta-feira (21/10) em BH, desde que a data no cartão de vacina esteja marcada para até 28 de outubro. As informações são da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Rejane diz que se sente mais segura agora. "Trabalhei durante toda a pandemia atendendo pacientes com COVID, em áreas de urgência e até intubados. Tinha dia que via no corredor do hospital várias pessoas que não resistiram ao vírus. Essa dose significa mais proteção a essa doença terrível, e às novas variantes que estão surgindo."
A dentista ainda comentou que nos últimos meses os casos e mortes por COVID estão reduzindo bastante. "Os pacientes já não desenvolvem quadros tão graves como nos períodos mais críticos da pandemia. Acho que a vacinação pode estar contribuindo para esta queda."
Questionada sobre a circulação da COVID por mais alguns anos, ela diz que acredita na vacinação anual, e que o uso de máscaras e hábitos de higiene serão mais comuns entre as pessoas. "Essa geração terá mais preocupação quanto aos cuidados de proteção contra o coronavírus."
De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF e documento oficial com foto, e comprovante de endereço. Para os profissionais da saúde que estão tomando a dose de reforço, precisam levar comprovante de atuação na área, em Belo Horizonte.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. Já aos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.