Jornal Estado de Minas

VEJA A LISTA E COMPARTILHE

Vento de tempestade, de até 100 km/h, pode atingir mais de 80 cidades em MG

Moradores de mais de 80 cidades mineiras devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quinta-feira (21/10), válido até amanhã, para o risco de chuvas fortes nas próximas horas, com a possibilidade de ventos de até 100 km/h, em 81 municípios do estado. O instituto classifica o grau de severidade como "perigo".




 
"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta do Inmet, que é válido até por volta das 10h de sexta-feira (22/10).
 
Segundo a Escala Beaufort, responsável por classificar a intensidade dos ventos, um vento entre 89 km/h e 102 km/h é designado como tempestade. Mais um pouco, entre 103 km/h e 117 km/h, já seria "tempestade violenta".
 
A escala ainda prevê que ventos na categoria tempestade podem arrancar árvores, causar danos estruturais em construções e impossibilitar que uma pessoa ande na direção contrária.
 
O Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce devem registrar, até esta sexta-feira (22/10) pancadas de chuvas fortes, que podem chegar a 100mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Cidades como Teófilo Otoni, Almenara, Jequitinhonha, Itamarandiba e Poté estão incluídas no aviso (veja lista completa abaixo). 




 
O mesmo Inmet lançou um outra alerta, com um grau de severidade mais baixo, de "perigo potencial", para 170 cidades mineiras. Alguns municípios estão incluídos nos dois comunicados.

Este alerta, apesar de ser válido até amanhã de manhã, assim como o outro, prevê chuvas e ventos mais fracos: "chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)". Veja a lista de municípios aqui
  

Rastro de destruição

 
Desde o começo do mês, as chuvas provocaram a morte de uma mulher em Uberaba, no Triângulo, que teve o carro arrastado para o Córrego dos Carneiros.
 
Ainda no Triângulo, uma criança de 11 anos teve uma parada cardiorrespiratória em Uberlândia após levar um choque com um fio de energia elétrica que caiu do poste por causa dos ventos. Ela conseguiu sobreviver.




 
Frutal teve ruas alagadas, casas invadidas pela água e dias de muito trabalho para a limpeza dos pontos afetados pela tempestade que atingiu a região na primeira quinzena do mês.
 
Em Monte Carmelo, o telhado de um supermercado saiu voando, deixando moradores apavorados.
 
Em Unaí, no Noroeste, o muro de um mercado em construção caiu.




 
Em Ouro Preto, na região Central, uma tromba d'água destruiu ruas e deixou moradores desalojados no distrito de Amarantina. A prefeitura faz campanha para arrecadar doações para os atingidos.
 
Nesta semana, Belo Horizonte registrou, em apenas um dia, o que era esperado para chover no mês todo de outubro. O Hospital Alberto Cavalcanti teve que ser parcialmente fechado por causa do aumento na quantidade de rachaduras. E a imagem que marcou o mês foi de um rato "flutuando" em cima de um colchão na capital. 

Veja as cidades com alerta de vento de tempestade para as próximas horas





audima