Escolas privadas e da rede municipal de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), poderão retornar com 100% dos alunos de forma presencial a partir da segunda-feira (25/10). O retorno dos alunos da rede pública ainda será facultativo, cabendo a decisão aos pais ou responsáveis.
Na rede municipal de ensino, o retorno será para os alunos do ensino fundamental e da educação infantil. A prefeitura manterá a oferta do ensino pela plataforma Estuda Betim ou via retirada de material na escola para estudantes cujos pais e responsáveis optarem por não enviar o estudante para a escola.
O decreto nº 43.004, publicado no Órgão Oficial, também autoriza as unidades particulares da educação infantil, fundamental, médio, técnico e superior a retomar com a capacidade máxima dos estudantes no regime presencial.
Mas os protocolos de biossegurança continuam valendo para todas as unidades escolares, que devem disponibilizar álcool 70% na entrada dos locais e em todos os ambientes internos, bem como o uso obrigatório de máscara por todos.
Será mantida, também, a distância mínima de 1 metro entre as mesas, com acentos alternados.
O retorno das aulas presenciais em Betim vinha ocorrendo de forma gradual. Na rede municipal, cerca de 59 mil estudantes, que incluem alunos das creches e educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, voltaram em agosto, mas em regime híbrido – alternando entre aulas presenciais e não-presenciais, e haverá rodízio de turmas.
Atual cenário da COVID-19 em Betim
O avanço da vacinação é um dos fatores que levaram a Prefeitura de Betim realizar essa nova flexibilização. Até o momento, 554.108 doses já foram aplicadas, imunizando completamente 218.311 indivíduos, com duas doses ou dose única. A cidade está há sete dias sem mortes por COVID-19.