Moradores, produtores e turistas comemoraram a novidade que foi anunciada esta semana pela Prefeitura de Sabará. A festa mais tradicional da histórica cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Festival de Jabuticaba, nesta 35ª edição, retomará com o público presencial e controlado nos finais de semana de 12 de novembro a 12 de dezembro. Além dele, o Festival da Banana, nos dias 6 e 7 de novembro, no Distrito de Ravena, também receberá os visitantes neste ano.
Leia Mais
Sem programa pro domingo? Volta do BH é da Gente tem diversão gratuitaMG registra nas últimas 24 horas 1.298 novos casos e 16 mortes por Covid-19Poços de Caldas: bombeiros encontram corpo dentro de carro em chamasDa apreensão ao alívio: Festival da Jabuticaba volta em clima de otimismoFestival da Jabuticaba, em Sabará, é embargado pelo Corpo de BombeirosCarro perde controle e atinge lateral de caminhão de areia na MGC-262Do crime à arte: detentos de Minas são finalistas em concurso de desenhosMortes por outras doenças também dispararam na pandemia. Por quê?Projeção no JK homenageia população LGBTQIA+ e encanta públicoCâmara de Araxá aprova municipalização do ensino do 1º ao 5º ano na cidadePrefeitura de Montes Claros monta força-tarefa para avaliar prejuízosSegundo dados da secretaria municipal de Turismo, em anos anteriores à Pandemia, o evento gerava renda estimada em mais de R$ 5 milhões. Eram quatro dias de festival, realizado no Centro Histórico, com apresentações culturais para cerca de 130 mil pessoas que circulam no período.
Este ano, houve muitas mudanças para que o público pudesse retornar. O principal é que a entrada será controlada para que haja o distanciamento social. O turista terá que fazer a reserva de forma gratuita no site Sympla para apresentar o ingresso. A retirada dos ingressos começará a partir da semana que vem, quando a prefeitura divulgará amplamente, segundo o secretário de Cultura de Sabará, André Alves.
“Estes eventos são muito importantes para o calendário do município. Era nosso interesse que não passássemos dois anos sem realizá-los. Como a onda verde do Minas Consciente nos possibilita em realizar eventos com público em espaços abertos, nós conseguimos fazer versões menores do Festival da Jabuticaba e da Banana. São todos limitados com controle de público. Nós ampliamos o calendário do Festival da Jabuticaba em mais de um final de semana para diluir o público, até para a cidade não ficar super lotada”, pontuou André Alves sobre a necessidade de seguir todos os protocolos de biossegurança.
O Festival da Jabuticaba é uma festa que toda a cidade participa, mesmo de forma indireta. Mesmo fora do Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino, onde ocorrerá o Festival, todos os demais restaurantes e bistrôs da cidade, estarão oferecendo pratos típicos feitos com a fruta. Entre os produtos oferecidos pelos pequenos produtores, está mudas da jabuticabeira, licor, geleia, sorvete, vinhos, molhos, doces entre outros.
Festival da Banana movimenta produtores de Ravena
Este ano, o 12º Festival da Banana também receberá os visitantes em Ravena em 6 e 7 de novembro, das 9h às 20h, no Restaurante Jeito de Mato, localizado na zona rural do distrito.
Nestes dois dias de festa haverá apresentações culturais gratuitas, exposição e venda de produtos derivados da banana e artesanato confeccionado na região, feitos principalmente com a palha da bananeira.
Devido à Pandemia, o Festival da Banana terá capacidade limitada em 600 pessoas. Os ingressos também serão retirados de forma gratuita pelo Sympla. O link estará disponível, em breve.
Mais informações serão divulgadas, em breve, no site da Prefeitura de Sabará e a secretaria municipal de Turismo disponibilizou o telefone (31) 3671-1403 para mais detalhes.