Jornal Estado de Minas

NOVA FRENTE FRIA

Chuvas: 841 cidades de MG em alerta, e Norte e Noroeste com "perigo"

Praticamente toda Minas Gerais está em atenção por causa das chuvas, novamente. A semana começa com novos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já que uma nova frente fria que está no estado pode causar tempestades e chuvas intensas.




 
São 841 municípios de Minas em todas as regiões que podem ter chuvas acumuladas nas próximas 24 horas, chegando a 50mm e com ventos de até 60km/h -- na Escala Beaufort, usada para determinar o grau do vento de acordo com a velocidade, são 'ventos fortes' ou 'ventanias'.
 
O próprio Inmet reconhece que há baixo risco de alagamentos, porém, como várias regiões já registram chuvas desde a semana retrasada, o risco de que o solo esteja "saturado" e possa deslizar em áreas de morros e encostas justificam o alerta.
 
Além disso, outras 31 cidades do Norte e Noroeste (incluíndo Buritis, Formoso, Itacarambi e Urucuia), estão sob alerta de perigo para tempestades intensas nas próximas 24 horas.

A diferença entre os dois alertas é que, nos 31 municípios ao norte do Estado, as tempestades são mais intensas, com total de chuva que pode chegar a 100mm em algumas regiões, e ventos de até 100km/h (considerado como tempestades na Escala de Beaufort). Não há possibilidade de chuva de granizo, mas alagamentos podem acontecer.




Saiba quais são as cidades com classificação de "perigo"

Veja as cidades que estão em alerta