Adolescentes ou adultos que tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 com o imunizante da Pfizer, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), poderão tomar a segunda dose mais cedo do que o esperado.
LEIA TAMBÉM: Cemitérios terão regras específicas para Dia de Finados, em Betim; confira
LEIA TAMBÉM: Cemitérios terão regras específicas para Dia de Finados, em Betim; confira
A prefeitura antecipou para 21 dias o intervalo entre as doses. Antes, o prazo aguardado era de 56 dias.
Com a nova data, a aplicação da segunda dose já será esta semana. Os jovens de 17, 16 e 15 anos recebem a segunda dose na quinta-feira (28/10). Já para os adolescentes de 14, 13 e 12 anos, a imunização será na sexta-feira (29/10).
Leia Mais
Frente fria traz chuva para boa parte das cidades mineiras nesta terça MG: retorno às aulas presenciais será obrigatório apenas para rede estadualMãe faz vaquinha para comprar cadeira de rodas para a filha de 6 anoscoronavirusmg'Vejo a vacinação como uma saída para retomar à vida', diz vacinado em BHDuda Salabert relata transfobia após ter atendimento negado em salãoA vacinação ocorrerá nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h. A expectativa é que cerca de 25.230 adolescentes devem completar o ciclo de imunização.
Os adultos de 25 a 18 anos que foram vacinados com a Pfizer também estão recebendo a segunda dose com intervalo de 21 dias. Amanhã, será a vez das pessoas com 21 e 20 anos; na quarta-feira (27/10), das pessoas com 19 e 18 anos.
Quem já foi convocado e ainda não tomou a dose 2 pode comparecer à UBS para completar o ciclo vacinal.
Quem recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac, cujo intervalo entre as doses é de 28 dias, ou da AstraZeneca, que tem intervalo de 84 dias, deve procurar o posto de vacinação na data aprazada no cartão de vacinas.
No ato da vacinação, devem ser apresentados um documento de identidade, o CPF, o cartão de vacina com o registro da primeira dose e o Cartão SUS. Essas informações são obrigatórias para que o registro da dose seja repassado ao Ministério da Saúde.
Pouco mais de 50% da populaçã de Betim está com o ciclo de imunização completo
Hoje, Betim alcançou a marca de mais de 50% da população com o esquema vacinal contra a COVID-19 completo. Dos 450.024 mil habitantes da cidade, 225.765 já receberam as duas doses ou a dose única dos imunizantes que protegem contra a doença, enquanto 75,6% receberam ao menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus.
O avanço da vacinação tem refletido na queda do número de novos casos confirmados, de óbitos e de internações em decorrência da COVID-19. Em maio de 2021, no pior momento da pandemia, 3.666 pessoas precisaram de internação em leitos de UTI no Cecovid Betim, uma média diária de 118 pessoas. Atualmente, apenas 17 estão internadas na unidade.
“Quanto mais pessoas vacinadas, menores são os casos da doença que irão agravar e demandar internação hospitalar. Por isso, reforço que é de extrema importância que a população procure as unidades de saúde para tomar a segunda dose da vacina,” alertou o secretário municipal de Saúde, Augusto Viana.
Cronograma de vacinação em Betim
Sexta-feira (29/10) - adolescentes de 14, 13 e 12 anos
Local: 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: das 8h às 17h
- Dose 2 - adultos de 21 a 18 anos
Quarta-feira (27/10) - pessoas com 19 e 18 anos
Local: 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: das 8h às 17h
- Dose de reforço
Local: 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
Horário: das 8h às 17h
- Trabalhadores da Saúde- 180 dias após a segunda dose da vacina, independentemente do imunizante que foi utilizado
Horário: das 8h às 17h
- Imunossuprimidos - 28 dias após a aplicação da segunda dose
Horário: das 8h às 17h
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.