Moradores de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, que estão com a segunda dose da vacina contra a COVID-19 atrasada terão mais esta terça-feira (26/10) para colocar em dia a imunização. A aplicação sem a necessidade prévia de agendamento começará às 8h e segue até às 16h.
A ação será totalmente concentrada no drive thru do Centro Administrativo, na sede da prefeitura, na Avenida Paraná. Até o dia 15 de outubro, última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 9 mil pessoas não tinham aparecido para receber a segunda dose.
A maior parte dos que deixaram de concluir o ciclo da imunização recebeu a primeira dose da CoronaVac (4.070). Outras 3.538 pessoas estavam com a segunda dose da AstraZeneca atrasada e 1.486, da Pfizer.
Ao contrário do primeiro mutirão, podem participar amanhã todas as pessoas com a segunda dose atrasada dos três imunizantes mencionados acima.
Adiantamento de datas
A Secretaria de Saúde também adiantou as datas de quem estava com a segunda dose agendada para os dias 29 de outubro, 1º, 3, 4, 5, 6 e 8 de novembro. A vacinação será também amanhã, no Centro Administrativo.
Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, 1º e 2/11 os drivers thrus de Divinópolis não irão funcionar.
Vacinômetro
Desde o início da campanha de vacinação, 320.808 doses foram aplicadas em Divinópolis, segundo o balanço atualizado na sexta-feira (22/10). Ao todo, 180.629 pessoas foram imunizadas com a primeira dose e 127.588 receberam a segunda. Outras 6.073 doses únicas foram administradas.
A cidade também aplicou 6.518 doses de reforço. Hoje, a prefeitura reabriu o cadastro para quem recebeu a segunda dose há 180 dias. Ele pode ser feito pelo site do órgão.
No dia da vacinação devem ser apresentados os seguintes documentos:
• Identidade com foto;
• Carteira do SUS;
• Cartão da Unidade de Saúde;
• Cartão de Vacina;
• Comprovante de endereço.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.