A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas, decretou situação de emergência no município em decorrência dos estragos provocados pela tempestade que ocorreu na cidade na tarde de sexta-feira (22/10). A chuva, acompanhada de granizo e vento forte, provocou inundações, alagamentos e prejuízos em diversos bairros da cidade.
Leia Mais
Servidores municipais de Belo Horizonte receberão o 13º salário antecipadoCOVID-19: Minas registra 99 mortes e 1.527 casos em 24 horasArquidiocese de Belo Horizonte tem novo bispo auxiliar Chuva dá 'trégua' aos belo-horizontinos até sábado (30/10) Sul de Minas tem 2º dia de alerta de chuvas para 227 cidades; veja listaConfira o que abre e fecha em BH nesta quinta (28/10), Dia do ServidorHomem que matou amigo por dívida é condenado a 15 anos de prisãoDe acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o vento alcançou uma velocidade de 114 quilômetros por fora e derrubou uma torre de telefonia celular de 40 metros de altura, no Bairro Acácias. Casas foram destelhadas e portões foram arrancados. Prédios públicos como escolas e postos de saúde também foram atingidos.
O vendaval danificou a cobertura do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Por causa disso, o jogo de abertura da Superliga Masculina 2021/2022, entre o Montes Claros América Vôlei e o Brasília Vôlei, que seria realizado no local, sábado (23/10) à tarde, foi adiado.
Equipes do Corpo de Bombeiros e de Defesa Civil fizeram vistorias no Ginásio Poliesportivo e suspenderam as atividades no local até os reparos pela prefeitura, devido aos danos e riscos de novas quedas de materiais do telhado atingirem pessoas.
O Montes Claros América Vôlei transferiu os seus treinamentos para o Ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC) na cidade. Na manhã desta quarta-feira (27/10), a equipe comunicou que ainda não tem posição sobre a sede dos seus jogos na Superliga, esperando definição da prefeitura sobre quanto tempo vai demorar a reforma do ginásio para que o espaço seja liberado novamente para as competições e presença de público.
O decreto de emergência permite que à Municipalidade contratar bens e serviços com dispensa de licitação. Isso facilitaria, por exemplo, a compra de material para os reparos na cobertura do Ginásio Poliesportivo em curto espaço de tempo.
“A expectativa é de que a relação de material comece a ser adquirido na próxima semana e os esforços serão realizados para concluir o serviço nos próximos 45 dias, dependendo do processo burocrático de aquisição”, anuncia a prefeitura.
Projeto já em andamento
Por meio de nota, nesta quarta-feira (27/10), a Prefeitura de Montes Claros informou que “já está concluindo o projeto e o orçamento dos serviços emergenciais para colocar o ginásio em condições de uso com segurança para os esportistas, trabalhadores e público em geral”.
A Municipalidade informa que “serão substituídas as telhas arrancadas, eliminados os pontos de vazamento, instaladas novas luminárias e recuperação de algum local em que o piso da quadra ponha em risco a integridade dos jogadores”.
“A expectativa é de que a relação de material comece a ser adquirido na próxima semana e os esforços serão realizados para concluir o serviço nos próximos 45 dias, dependendo do processo burocrático de aquisição”, anuncia a prefeitura.