Jornal Estado de Minas

AÇÃO SOLIDÁRIA

Uberaba receberá Hemocentro Itinerante no início de novembro

Uma carreta estará à disposição para receber doadores de sangue em Uberaba, no Triângulo Mineiro entre os dias 3 e 5 de novembro, das 9 às 17h. A iniciativa faz parte de parceria da Organização SAS Brasil e do Grupo DPSP.




 
Em 2020, diante da carência de sangue nos hemocentros do país em função da pandemia, a SAS Brasil deu início ao projeto Hemocentro Itinerante, que já passou por várias cidades do país e, segundo os organizadores, já arrecadou cerca de mil litros de sangue.
 
Ainda conforme a SAS Brasil, a carreta é totalmente adaptada para funcionar como centro de coleta de sangue, com todos os protocolos de higiene necessários para garantir a segurança das doações.
 
A diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP, Andrea Sylos, ressaltou que o projeto pioneiro se propõe a reverter o cenário de reduções do número de doações de sangue após a chegada da pandemia.




 
“É a primeira vez que uma rede de farmácias viabiliza uma ação como essa no país. Por meio da carreta iremos aproximar os hemocentros de locais com amplo movimento, estimulando ainda mais as pessoas a realizarem esse gesto de solidariedade tão importante e necessário”, complementou.
 
No site sasbrasil.org.br/hemocentro estão as informações detalhadas sobre os locais onde o Hemocentro Itinerante estará presente em cada etapa do trajeto, além de todas as condições e restrições para a doação.
 
A Organização SAS Brasil e o Grupo DPSP destacam que entre os requisitos básicos para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter de 16 a 69 anos, mais de 50 kg, estar descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto.




 
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo vírus da COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, não podem doar por 30 dias após completa recuperação.
 
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.
 
E, em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deve aguardar 30 dias após a recuperação para doar.

Em Uberaba, a carreta do projeto estará no estacionamento do Shopping Uberaba.

audima