Quem está acostumado a andar pela cidade já notou o aumento de radares. Só neste mês, entraram em operação nada menos que 30 novos aparelhos nas ruas de Belo Horizonte. A Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) iniciou a operação das novas ferramentas de fiscalização no dia 8 de outubro.
Segundo a BHTrans, os equipamentos foram instalados na capital em áreas de alto risco de acidentes. Eles identificam o avanço de semáforo e, também, parada de veículos sobre faixa de pedestre.
Em setembro, a empresa de transportes já havia instalado 11 novos radares na capital mineira. Em agosto, a BHTrans também havia dado início à operação de mais nove radares. Ao todo, são 50 novos radares em apenas três meses funcionando na cidade.
A BHTrans alega que não se trata necessariamente de novos radares, mas de substituições que ocorrem desde outubro de 2020 . Essa mudança, que soma um custo de mais de R$ 71 milhões, ocorreu devido ao término do contrato com a empresa que operava os radares anteriormente.
"A lógica é simples: um contrato de radares vai chegando ao fim, a BHTrans licita com antecedência o novo contrato, e há a mudança do equipamento (que era da empresa A e agora passa a ser da empresa B). Só que os locais permanecem os mesmos, afinal, os estudos mostram que aquele local precisa de um acompanhamento e fiscalização - tipo Praça 7, Cristiano Machado, Nossa Senhora do Carmo. Desde outubro de 2020 os equipamentos físicos são removidos e um novo é implantado no mesmo local", explicou em nota.
A BHTrans ainda garante que a troca vem sendo realizada nos mesmos endereços que já haviam fiscalização anteriormente. "Eventualmente, implantamos em novos locais e são comunicados com faixas de pano no início da operação", afirmou.
Quando os novos equipamentos começaram a ser instalados, Belo Horizonte possuía um total de 151 radares instalados. Atualmente, a capital já soma 232 radares ativos, que realizam o monitoramento de 750 faixas.
Veja os endereços dos novos radares instalados neste mês de outubro:
- Avenida dos Andradas, na esquina com a Rua dos Caetés (Sentido Viaduto Santa Tereza/Barro Preto)
- Avenida Afonso Pena, na esquina com a Avenida Carandaí (Sentido Mangabeiras / Praça Rio Branco)
- Avenida Cristiano Machado, nº 11586 (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Amazonas, nº 5253 (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Amazonas oposto ao nº 5253 (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Cristiano Machado, nº 2150 (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Cristiano Machado, nº 2273 (Sentido Bairro/Centro)
- Rua Espírito Santo, na esquina com a Rua dos Guaicurus (Sentido Avenida Afonso Pena/Avenida do Contorno)
- Rua dos Guaicurus, na esquina com a Rua Espírito Santo (Sentido Praça Rui Barbosa/Viaduto Nansen Araújo)
- Avenida dos Andradas, na esquina com a Avenida Silviano Brandão (Sentido Bairro/Centro)
- Rua Mato Grosso, na esquina com a Avenida do Contorno (Sentido Barro Preto/Viaduto Oeste)
- Avenida Cristiano Machado oposto ao nº 4.001 - Pista Marginal (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Cristiano Machado oposto ao nº 4.001 - Pista Principal (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Cristiano Machado, nº 4001 (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida do Contorno, na esquina com a Rua Paracatu (Sentido Barro Preto/Viaduto Oeste)
- Avenida do Contorno, na esquina com a Rua Paracatu (Sentido Viaduto Oeste/Barro Preto)
- Avenida Dom Pedro II, na esquina com a Rua Antônio Peixoto Guimarães (Sentido Bairro/Centro
- Avenida Presidente Antônio Carlos, nº 3550 (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Presidente Antônio Carlos oposto ao nº 3550 (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Presidente Antônio Carlos, na esquina com a Rua Rio Novo (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Presidente Antônio Carlos, na esquina com a Rua Rio Novo (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Presidente Antônio Carlos, na esquina com a Avenida Coronel José Dias Bicalho (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Presidente Antônio Carlos, na esquina com a Avenida Coronel José Dias Bicalho (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, na esquina com a Rua do Uruguai - Pista Interna (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Nossa Senhora do Carmo, na esquina com a Rua do Uruguai - Pista Externa (Sentido Bairro/Centro)
- Rua do Uruguai, na esquina com a Avenida Nossa Senhora do Carmo (Sentido Sion/São Pedro)
- Avenida do Contorno, na esquina com o Viaduto Jornalista Oswaldo Faria (Sentido Lagoinha/Viaduto Santa Tereza)
- Avenida Cristiano Machado, na esquina com a Rua Felipe de Melo (Sentido Centro/Bairro)
- Avenida Cristiano Machado oposto ao nº 3400, na esquina com a Rua Jacuí (Sentido Bairro/Centro)
- Avenida Marechal Esperidião Rosas, na esquina com a Rua Avenida Presidente Antônio Carlos (Sentido Campus UFMG)
Dentre os tipos de radares que Belo Horizonte estão ativos:
- Controlador eletrônico de velocidade;
- Controlador eletrônico velocidade %2b detector de invasão faixa exclusiva - ônibus;
- Detector de avanço semáforo;
- Detector de avanço semáforo detector parada sobre faixa de pedestres;
- Detector de avanço semáforo detector trânsito em local proibido - caminhões;
- Detector de invasão faixa exclusiva;
- Detector trânsito em local proibido - fiscaliza caminhões;
- Detector trânsito em local proibido - fiscaliza faixa exclusiva ônibus.
Para conferir a lista completa de radares na capital com a localização, acesse o
Portal da Prefeitura
.
*Estagiário sob supervisão do subeditor João Renato Faria
Frota e acidentes
Dados apresentados pela companhia mostram que em 20 anos, entre 1999 e 2019, a frota de veículos licenciados na capital mais que triplicou, passando de pouco mais de 655 mil em 1999 para mais de 2,2 milhões de veículos em 2019.
Porém, a taxa de mortalidade, que representa o número de mortes para cada 10 mil veículos, passou de 5,98 em 1999, para 0,47 em 2019.
A taxa de atropelamento por 10 mil veículos passou de 68,50 em 1999, para 4,88 em 2020. O número total de atropelamentos neste mesmo período foi reduzido em 76%, passando de 4.488 registrados em 1999 para 1.082 em 2020.
Para a BHTrans, os números também se mostraram satisfatórios em relação à taxa de severidade, que considera o número de mortos para cada 1 mil acidentes de trânsito registrados. Esta última passou de 34,13 em 1999 para 10,64 em 2020.
Para a BHTrans, os números também se mostraram satisfatórios em relação à taxa de severidade, que considera o número de mortos para cada 1 mil acidentes de trânsito registrados. Esta última passou de 34,13 em 1999 para 10,64 em 2020.
O número total de acidentes de trânsito, proporcionalmente à evolução da frota de veículos, também diminuiu. Em 1999, por exemplo, verificava-se uma média de 1 acidente para cada 57 veículos da frota licenciada de BH, passando para 1 acidente para cada 209 veículos em 2020.
A reportagem também solicitou dados relacionados a multas aplicadas em BH, mas a BHTrans não havia informado até a publicação desta matéria.
A reportagem também solicitou dados relacionados a multas aplicadas em BH, mas a BHTrans não havia informado até a publicação desta matéria.
*Estagiário sob supervisão do subeditor João Renato Faria