A segunda semana da 6a edição do Circuito Urbano de Arte (CURA) ganha novo fôlego nesta sexta-feira (29/10), quando os artistas peruanos do povo Shipibo, Sadith Silvano e Ronin Koshi começam a pintura do chão da Avenida Amazonas no entorno da Praça Raul Soares, localizada na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Leia Mais
Do crime à arte: detentos de Minas são finalistas em concurso de desenhosPalácio da Liberdade é reaberto, com espetáculo à parte no jardim da praçaCura: organizadores denunciam investigação 'ilegal e racista' da polícia Arte dialoga com cena urbana da Praça Raul SoaresMorre Jaider Esbell, artista que integrou o Cura em BHMostra de Onesto Diesel, expoente do grafite, abre galeria no Mercado NovoViaduto em BH recebe iluminação especial com as cores do arco-írisOs artistas já estão em BH e fazem visita técnica na praça, nesta quinta-feira (28/10) para começar a pintura-ritual no fim de semana. É a primeira vez que o CURA promove uma pintura no chão.
Já no sábado (30/10), a praça será cenário de uma Vivência guiada pela cozinheira, artista e pensadora indígena Tainá Marajoara numa criação coletiva com outras três mulheres: Mayô Pataxó, Patrícia Brito e Silvia Herval.
Elas vão compartilhar saberes e experimentar o território em um processo que começa em 30 de outubro e culmina em um momento no Dia de Finados, em 2 de novembro.
“Esta vivência é uma relação do sensível, uma relação metafísica e cosmológica do que são os sentidos das palavras e os sentidos do corpo. É um encontro que, ao mesmo tempo, é fruto de um processo artístico e de intenções, encantarias e espiritualidade. A gente tá falando entre corações, um diálogo de arte de afetos que vai ser oferecido em transcendência no centro geométrico de Belo Horizonte”, explica Tainá.
As duas empenas que começaram a ser pintadas na última quinta-feira (21/10) seguem sendo feitas e já começam a ganhar forma. O artista mineiro Ed-Mun está trabalhando no Edifício Paula Ferreira, na Praça Raul Soares, enquanto os artistas do Movimento Huni Kuin, do Acre, pintam outra empena no Edifício Levy, na Avenida Amazonas.
Veja a evolução das obras:
Programação:
21 de outubro a 2 de novembro:
- Pintura de Empena
- Artista Ed-Mun (MG)
- Edifício Paula Ferreira - Praça Raul Soares, 265
21 de outubro a 2 de novembro:
- Pintura de Empena
- Artistas Kassia Rare Karaja Hunikuin com Coletivo Mahku - Movimento dos artistas Huni Kuin (AC)
- Edifício Levy - Av. Amazonas, 718
29 de outubro a 1º de novembro:
- Pintura-ritual - Chão da Avenida Amazonas, ao redor da Praça Raul Soares
- Sadith Silvano e Ronin Koshi, artistas Shipibo (Peru)
30 de outubro a 2 de novembro:
- Vivência guiada por Tainá Marajoara (PA), com Patrícia Brito (MG), Silvia Herval (MG) e Mayô Pataxó (MG)
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.