Nesta sexta-feira (29/10), Belo Horizonte finaliza a semana vacinando, com a 2ª dose, pessoas de 30 anos e aplicando, ainda, a repescagem do reforço para idosos acima de 89 anos. Com mais um feriado prolongado à vista, a vacinação acontecerá apenas na segunda-feira (1º/11) e volta ao cronograma na quarta (3/11).
Para receber a injeção, todos devem levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte. Os Centros de Saúde e postos extras, funcionam das 8h às 17h. Já os pontos drive-thru, das 8h às 16h30. Confira AQUI todos os postos de vacinação desta sexta-feira.
LEIA TAMBÉM: Posso beber depois de vacinar? Especialista esclarece sua dúvida
No cronograma da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não há vacinação programada para os fins de semana desde 15/10. Após o avanço da vacinação até os 12 anos a estratégia foi redefinida e as aplicação serão realizadas, exclusivamente, de segunda a sexta-feira.
No feriado de Finados (2/11) também não haverá vacinação em BH. O calendário volta na quarta-feira com a segunda dose antecipada para jovens até 20 anos. A estimativa é que cerca de 225 mil pessoas concluam o esquema vacinal na próxima semana.
Só poderão antecipar a injeção as pessoas que tenham tomado a primeira dose há pelo menos 8 semanas. Além disso, é necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.
Confira o cronograma atualizado de vacinação para a próxima semana:
- Dia 1/11, segunda-feira: segunda dose para pessoas de 29 e 26 anos
- Dia 2/11, terça-feira: não haverá vacinação;
- Dia 3/11, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 25 anos.
- Dia 4/11, quinta-feira: segunda dose para pessoas de 24 e 22 anos.
- Dia 5/11, sexta-feira: segunda dose para pessoas de 21 e 20 anos.
- Dia 6/11, sábado: não haverá vacinação.
Segundo o último boletim epidemiológico e assistencial da PBH, de quarta-feira (27/10),
82,6%
da população já recebeu, pelo menos
uma dose
da vacina. Enquanto 59,3% já completou o esquema.
Desde o início da pandemia, a capital mineira teve 288.134 casos confirmados da doença, 6.882 mortes e 279.873 recuperados. Até quarta, 1.379 pessoas estavam em acompanhamento.
COVID-19 em Minas Gerais
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nas últimas 24 horas, foram 908 casos confirmados de COVID-19 em Minas Gerais e 17 pessoas perderam a vida para o vírus.
O vacinômetro do estado, atualizado nesta quinta, já conta com 15.883.444 primeiras doses aplicadas, o que representa 87,72% da população. Com o esquema completo já são 62,93% do estado.
O público apto para tomar a dose de reforço já soma 829.949 pessoas em Minas.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre
sintomas
,
prevenção
,
pesquisa
e
vacinação
.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
-
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara?
Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina?
Posso beber após vacinar?
Confira esta e outras
perguntas e respostas sobre a COVID-19
.