A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte alertou para risco geológico moderado na capital mineira diante das chuvas dos últimos dias. O aviso para a ameaça de deslizamentos se estende até esta quarta (3/11).
Segundo a Defesa Civil, o cidadão deve ficar atento aos seguintes sinais para evitar acidentes:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperrando
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco
- Inclinação de poste ou árvores
Ao mesmo tempo, o cidadão deve seguir algumas recomendações para amenizar o risco:
- Colocar calha no telhado da sua casa
- Consertar vazamentos em reservatórios e caixas-d'água
- Não jogar lixo ou entulho na encosta
- Não despejar esgoto nos barrancos
- Não fazer queimadas
BH registra fortes chuvas nesta segunda (1º/11). Durante a tarde, a Defesa Civil chegou a emitir alerta para chance de granizo na cidade.
Apesar disso, não há ocorrências de destaque até o momento. Mas, a Defesa Civil e a BHTrans precisaram fechar as avenidas Cristiano Machado e Vilarinho.
Por volta das 18h30, a subsecretaria registrava precipitação em todas as regionais da cidade, sobretudo na Pampulha e na Oeste, onde a chuva era extremamente forte, acima dos cinco milímetros.
Cadastro por SMS
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.