Jornal Estado de Minas

COVID-19

'SUS sai dessa pandemia como herói', exalta jovem vacinado em BH

Jovens de Belo Horizonte com 22 e 24 anos que tomaram a primeira dose da vacina contra a COVID-19 da marca Pfizer podem se dirigir aos postos de vacinação da capital nesta quinta-feira (4/11) para tomar mais uma dose do imunizante. Entre os imunizados de hoje, o discurso era de alívio por completar a imunização e, ao mesmo tempo, agradecimento pelo esforço dos profissionais do SUS.





 

"É uma sensação muito boa poder estar tomando a segunda dose antes do previsto, tendo em vista o caos que o país se encontra" afirmou o analista de marketing digital Pedro Fraga, de 22 anos.

Ele foi, na manhã desta quinta-feira (4/11). ao posto drive-thru montado na UFMG para completar a sua imunização. Se dizendo aliviado em poder tomar mais uma dose do imunizante, Pedro reforçou a importância do SUS no combate a pandemia.

"Temos um sistema de saúde muito eficiente, que atende a todos, e sempre foi forte nas campanhas de vacinação, a vida inteira. Na minha visão, o SUS sai como um vencedor e grande herói desta pandemia do coronavirus", relatou. 





 

O analista informou que a segunda dose estava marcada para dia 20/11, e com a antecipação de oito semanas conseguiu tomar antes do previsto. Ele contou também que  teve dores no braço na primeira dose, e que não teve COVID-19 em nenhum momento.

 

Questionado sobre quais ensinamentos a pandemia lhe trouxe, Pedronão pensou duas vezes: "o uso de máscara e álcool em gel me fez perceber o quanto era importante ter usado antes. Como em hospitais, e, principalmente, no transporte público. Posso dizer que a pandemia me fez ter uma concepção geral de como tratávamos mal a nossa saúde e as questões sociais, de forma geral", acrescentou.

 

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reforça que só poderão concluir o esquema vacinal as pessoas que tenham, no mínimo, 8 semanas entre a aplicação da primeira e segunda dose. 

 

De acordo com a PBH, para tomar as doses é necessário levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto.  

 

O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. 





 

Há também pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços:

  

 

 

* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

audima