A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou, nesta quinta-feira (4/11), que a capital pode ter pancadas de chuvas de até 20 milímetros no decorrer da tarde e noite de hoje.
Leia Mais
Temperatura pode chegar aos 30°C nesta quinta-feira (4/11) em BHCOVID-19: Minas registra 57 mortes e 1.542 casos em 24 horasGoverno promete atendimento mais humanizado às vítimas de violência sexualBH deve ter calor e pancadas de chuva durante o fim de semana Funcionária obrigada a pagar fantasia de Halloween em BH será indenizadaFavelas cresceram o equivalente a 95 mil campos de futebol em 35 anos BH aplica segunda dose em jovens de 21 e 20 anos; veja locais Kalil: 'Primeiras obras da Vilarinho não vão segurar as chuvas'Homem é preso após enforcar a mulher e pisar em sua cabeçaPor volta das 16h30, sol se encontrava entre nuvens. Ainde de acordo com a Defesa Civil, o risco era extremamente baixo de chuvas em Belo Horizonte, em virtude do enfraquecimento das áreas de instabilidade.
''A chance é pequena e de forma isolada'', explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes. A umidade relativa do ar ficou por volta de 39%.
Nos quatro primeiros dias do mês, choveu mais de 40% do volume previsto para o mês, segundo a Defesa Civil de BH.
Em Belo Horizonte, de acordo com a série histórica de dados do Inmet, o mês de novembro mais chuvoso ocorreu no ano de 1981 com total de chuva de 528,9 mm e o mais seco foi no ano de 1967 com apenas 27,2 mm de precipitação.
Em outubro, a estação convencional de Belo Horizonte registrou 240 milímetros de chuva, volume 129,2% superior à média histórica para o mês, que é de 104,7mm.
Em Belo Horizonte, de acordo com a série histórica de dados do Inmet, o mês de novembro mais chuvoso ocorreu no ano de 1981 com total de chuva de 528,9 mm e o mais seco foi no ano de 1967 com apenas 27,2 mm de precipitação.
Em outubro, a estação convencional de Belo Horizonte registrou 240 milímetros de chuva, volume 129,2% superior à média histórica para o mês, que é de 104,7mm.
Mas, a chuva pode ter dado uma trégua nos próximos dias. A previsão para a capital mineira é de céu parcialmente nublado nesta sexta-feira (5/11). As temperaturas ficam entre 30ºC e 17°C. Para sábado (6/11), de acordo com o Inmet, o tempo fica estável. ''As condições para a chuva para sexta e sábado são pequenas", acrescentou a meteorologista.
Isso porque uma massa de ar mais seco continental deixa o tempo estável com temperatura elevada no Oeste, Sul e Centro do estado de Minas Gerais. E, por isso, não há previsão de chuva.
Já no domingo (7/11), o céu de Belo Horizonte deve ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas. ''Para domingo, temos previsão de pancadas preferencialmente no fim da tarde e início da noite'', afirmou. A máxima deve ficar em 30ºC e a mínima em 16°C.
Alertas Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
- Atenção especial para áreas de encostas e morros;
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199);
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil;
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Fonte: Defesa Civil de BH