Minas Gerais atingiu 88% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose. Já sobre o esquema vacinal completo, 64,14% das pessoas nesta faixa etária já estão imunizadas com duas doses ou dose única. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Além das ações do governo de Minas em ampliar a vacinação contra a COVID-19, um dos fatores que contribuíram pela porcentagem positiva foi a adesão dos mineiros à campanha, como diz o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti. “Atingimos esse percentual de vacinação contra a COVID no estado graças à população que não hesitou em procurar os postos para se proteger.”
Leia Mais
COVID-19: Minas registra 57 mortes e 1.542 casos em 24 horasCOVID-19: Óbitos de gestantes e mulheres em resguardo sobe 217%'SUS sai dessa pandemia como herói', exalta jovem vacinado em BH'Um passo pra voltar à vida normal', diz rapaz imunizado contra COVID em BHFavelas cresceram o equivalente a 95 mil campos de futebol em 35 anos BH aplica segunda dose em jovens de 21 e 20 anos; veja locais COVID-19: 88% dos vacinados no Brasil pretendem tomar a terceira dose
Em todo o estado, foram aplicados até o momento quase 28,5 milhões de imunizantes contra a COVID-19. Porém, o secretário ressaltou durante reunião do Comitê Extraordinário COVID-19, grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia, que a pandemia ainda não acabou. “Quem não tomou a vacina procure um centro de saúde e vá se imunizar. Só assim a gente conseguirá diminuir, ainda mais, a circulação do vírus, as mortes e internações.”
Onda verde
No estado, a queda na incidência de COVID-19 foi de 36% nos últimos 14 dias. Na região Oeste de Minas, a queda registrada foi de 74%. Já no Nordeste, o percentual de incidência do coronavírus diminuiu 68%. As internações, no geral, tiveram redução de 15,6%. A ocupação de leitos UTI SUS Covid está em 20% e enfermaria na casa dos 5%.
Devido à queda na incidência de COVID-19, foi aprovada a continuidade da onda verde em todo o estado, e o grau de risco está baixo em todas as 14 macrorregiões. Por isso será possível a manutenção na fase mais flexível do Minas Consciente, plano que orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios de Minas Gerais.
“A COVID-19 não é o que mais causa internação por SRAG, síndrome respiratória aguda grave. Uma ótima notícia que reflete o momento de melhoria da doença em Minas”, destacou o secretário de Saúde.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz