A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, no Sudoeste de Minas Gerais, fez nesta sexta-feira (05/11), testagem para detectar a presença do novo coronavírus em crianças com 12 anos de idade ou menos, das 8h ao meio-dia. O objetivo é prevenir possíveis infecções na volta às aulas, que acontece na próxima segunda-feira (08/11).
Os testes foram realizados na Praça Dona Maria Goulart, 37, na garagem da Secretaria de Educação, Região Central. Hoje foi aniversário de Carmo do Rio Claro e o movimento foi grande.
Leia Mais
'É uma área que todos evitam voar', diz piloto sobre queda de aviãoParte da equipe de Marília Mendonça chegou de ônibus a CaratingaLegista: vítimas de avião de Marília Mendonça tinham politraumatismosCarmo do Rio Claro: professores terão notebook, e 1.500 alunos recebem kitsNovembro tem sábado com alta de mortes por COVID-19, mas abaixo do mêsPoliciais abordam com violência mulher com criança no coloPoços de Caldas: pais ainda podem escolher se querem levar filhos à escolaAs famílias serão testadas com antígeno que refere a infecção recente. Os seis alunos serão testados novamente na segunda-feira para ver se podem ou não frequentar as aulas. “Se constatado que a infecção realmente está curada, serão liberadas para a escola”, disse o secretário municipal de Saúde, Elias César Leandro.
A meta é testar de 900 a 1 mil alunos. Os testes foram aplicados em todas as crianças que ainda não foram vacinadas, com 12 anos ou menos, e que retornarão aos bancos escolares. Os que não estão estudando e demonstraram interesse em fazer a testagem anticovid e compareceram acompanhados de pais ou responsáveis fizeram o teste.
Não foi obrigatória a testagem, mas a Educação orientou os pais para que fizessem os testes em todas as crianças que irão às aulas de forma presencial. Segundo o secretário Elias, a secretaria estuda fazer testes nas escolas municipais, estaduais e particulares também, num total de 880 adolescentes que ainda não fizeram a testagem.
Casos
De acordo com o boletim epidemiológico emitido ontem à tarde pela Secretaria Municipal de Saúde, Carmo do Rio Claro tem 1.643 casos da doença confirmados desde o início da pandemia, 1578 recuperados, 1 internado, 2 casos em recuperação domiciliar e 62 óbitos pela COVID-19.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, endemia, epidemia ou surto: entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.