Jornal Estado de Minas

ALERTA!

Mais de 25 cidades mineiras podem receber tempestade com granizo

Depois de aproximadamente duas semanas de trégua, as chuvas de granizo podem voltar a atingir Minas Gerais nas próximas horas. Pelo menos é o que diz o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que deixou 29 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em atenção até às 10h de amanhã (7/11).




 
Fora isso, em outros 191 municípios, existe a possibilidade de chuvas intensas, porém sem riscos de deslizamentos de terra ou grandes alagamentos.
 
A tempestade com granizo está prevista para as regiões de Ituiutaba, Uberlândia, Uberaba e Frutal. Porém, segundo o Inmet, o risco de um vento de tempestade (aquele que tem mais de 100km/h, segundo a Escala de Beaufort, que mede a intensidade dos ventos) não deve acontecer
 
Nas outras 191 cidades do próprio Triângulo, Noroeste, Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, a chuva pode ser mais intensa, também com até 50mm. A diferença dessa chuva intensa para uma tempestade é a duração: enquanto a tempestade acontece em um curto espaço de tempo, o acumulado de chuva pode ser perigoso a um prazo maior.
 
Não há risco de granizo nessas outras cidades, e a velocidade do vento é considerada como "forte".
 
A chuva na região é reflexo de uma área de instabilidade que está em grande parte do Centro-Sul do Brasil.
 
Segundo os meteorologistas, diferentemente das últimas semanas, em que havia uma frente fria, desta vez é uma formação normal devido à combinação da umidade do ar alta e temperaturas elevadas.




Veja as cidades onde pode chover granizo nas próximas horas

Veja onde pode chover nas outras cidades do Estado

audima