O avião da PEC Táxi Aéreo Ltda, que caiu em Piedade de Caratinga na sexta-feira (05/11), começou a ser retirado da cachoeira do Córrego do Lage, em meio às pedras e à vegetação, na manhã deste domingo (07/11).
Na queda, morreram a cantora Marília Mendonça e os outros quatro ocupantes.
Na queda, morreram a cantora Marília Mendonça e os outros quatro ocupantes.
Uma empresa especializada em remoção de aeronaves está fazendo a operação de retirada do avião. Um caminhão equipado com um guindaste içou o avião usando cabos de aço até uma estrada que passa no alto da região onde está a cachoeira.
O Tenente-Coronel Oziel Silveira, do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão do CENIPA, informou, no fim dos trabalhos de recolhimento de peças e instrumentos do avião, na tarde de sábado (06/11), que o trabalho de investigação do acidente vai prosseguir quando o avião estiver no aeroporto de Ubaporanga.
A previsão é que até no fim da tarde de amanhã, o avião e as peças que se desprenderam durante a queda estejam em Ubaporanga.
Fabiano Monte Alto, piloto de avião que atua em Governador Valadares, fazendo voos do aeroporto local para várias regiões do Brasil, disse que o CENIPA terá muito trabalho para investigar as causas do acidente.
Fabiano Monte Alto, piloto de avião que atua em Governador Valadares, fazendo voos do aeroporto local para várias regiões do Brasil, disse que o CENIPA terá muito trabalho para investigar as causas do acidente.
Monte Alto pilota um bimotor Baron 58, bem parecido com o modelo que caiu em Piedade de Caratinga, e fabricado pela mesma empresa, a Beach Aircraft. “Essas
aeronaves de pequeno porte não têm obrigatoriedade de serem equipadas com gravadores de voz e dados do voo (caixa-preta), que facilitam as investigações”, disse.
Caso a aeronave tivesse a caixa-preta, os registros de voz dos últimos 30 min de voo, com a conversa entre os pilotos e dados operacionais do voo, poderiam revelar o funcionamento da aeronave, de acordo com Monte Alto. “Mas os militares do CENIPA são altamente qualificados para investigar acidentes aéreos envolvendo esses modelos de aeronaves, mesmo sem a caixa-preta”, disse Monte Alto.