O helicóptero da Globo Minas fez um pouso forçado em Belo Horizonte na manhã desta segunda-feira (8/11). Todos os ocupantes estão bem, segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave desceu em um campo de futebol no Bairro Teixeira Dias, Região do Barreiro.
Veja: Piloto da Globo reza depois do pouso forçado
Veja: Piloto da Globo reza depois do pouso forçado
Leia Mais
Motorista bate em moto, atinge muro e passageiro morre na Avenida AmazonasDestroços de avião que levava Marília Mendonça vão para Aeroporto do GaleãoÂncora da GloboNews emociona ao revelar diagnóstico de câncer ao vivoMotores do avião são retirados do local do acidente, nesta segunda-feiraPolícia, enfim, consegue prender último autor de latrocínio em 2017Moradores em situação de rua receberão corte de cabelo, alimento e roupasHelicóptero da Globo teve problemas em Pernambuco no ano passadoPiloto de helicóptero da Globo reza depois de pouso forçadoCâmera flagra momento em que jovem é morto com tiro no peitoEx-vereadora de Uberlândia é presa por suspeita de exploração de travestisIçamento com helicóptero de motores do avião de Marília Mendonça é abortadoUma viatura foi encaminhada ao local para prevenir um incêndio ou explosão. “Duas pessoas foram para o hospital com o Samu. Não havia ferimentos, mas foram para observação. O piloto ficou no local”, explica o cabo Fábio Félix da Cunha, do Corpo de Bombeiros, que participa do atendimento. Uma engenheira aeronáutica da empresa responsável pela manutenção da aeronave esteve no campo e deu detalhes aos bombeiros dos próximos passos. “Ela disse que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) vai vir fazer a vistoria para poder liberar o transbordo do combustível para fazer o desmanche e levar a aeronave embora. A previsão de chegada desse órgão aqui é à tarde”, detalhou.
Ainda segundo o militar, as chances de incêndio são mínimas e o piloto informou que o helicóptero tem um sistema avançado para prevenção desse tipo de ocorrência.
Viaturas da Polícia Militar (PM) estiveram no local. Segundo moradores, o campo recebe treinos de futebol infantil. No momento do pouso, ele estava vazio. Perto do local também fica o centro de saúde do bairro.
Todas as manhãs, o helicóptero da emissora sobrevoa a capital para mostrar a situação do trânsito, clima ou possíveis ocorrências. Viaturas da Polícia Militar (PM) estiveram no local. Segundo moradores, o campo recebe treinos de futebol infantil. No momento do pouso, ele estava vazio. Perto do local também fica o centro de saúde do bairro.
Salvos
A analista comercial Sílvia Helena Martins de Freitas mora perto do campo e passava de carro no momento do pouso forçado. “Fui buscar uma moça que trabalha comigo e, no momento em que estava saindo, eu o vi sobrevoando. Tinha um acidente na Via do Minério e pensei que poderia ser isso”, conta.
“Quando cheguei em casa, vi ele fazendo um voo muito rasante. Pensei que poderia ser reportagem. No que eu virei a rua, o helicóptero tinha acabado de fazer o pouso forçado. Tinha pedaços da fuselagem do outro lado da rua. Vi o pessoal descendo. A repórter, o piloto e um outro rapaz, que deve ser auxiliar dela. Até filmei um dos rapazes ajoelhado em frente ao helicóptero agradecendo a Deus”, comentou.
- Leia: Helicóptero da Globo já havia tido problema semelhante em Pernambuco
- Leia: Helicóptero da Globo já havia tido problema semelhante em Pernambuco
Vídeo mostra ocupantes saindo da cabine do helicóptero
Segundo a moradora, a área é densamente povoada, o que poderia ter resultado em uma situação mais grave. “Se não fosse esse campo, tinha acontecido uma tragédia. Aqui é totalmente cheio de casas, Deus que protegeu eles. Tem um posto de saúde aqui do lado, com muita gente para ser atendida”, disse a analista.
“Estava fazendo caminhada ao redor do campo. Quando eu vi, o helicóptero já tinha feito o pouso forçado”, conta a engenheira Civil Thaís Martins Rezende Bernardes. “Polícia chegou na hora para atender o chamado”, completa. Ela disse ter visto o Samu atendendo o piloto e a repórter e destacou que, imediatamente, muitos moradores foram para o entorno do campo.
O aposentado José Eustáquio Ferreira também costuma praticar caminhada na região e falou do risco que as crianças que frequentam o local poderiam ter corrido. “Aqui tem uma escolinha de futebol no campo e, por sorte, hoje não teve. Mesmo quando não tem escolinhas,as crianças vêm jogar bola aqui. O campo normalmente fica lotado de crianças”, disse à reportagem.
Uma fonte informou ao Estado de Minas que o piloto Dudu Barbatti disse que eles estavam para entrar ao vivo quando houve uma perda de potência da aeronave. A reportagem tentou contato com ele por telefone, mas até a publicação da matéria não obteve sucesso. No entanto, ele deixou uma mensagem nos Stories do Instagram. "Graças a Deus estamos todos bem, amigos! Depois do mais notícias!".
No domingo, Barbatti, que trabalhou na cobertura do acidente aéreo que terminou com a morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em Caratinga, no Vale do Rio Doce, publicou um post no Instagram em que refletia sobre a tragédia.
No domingo, Barbatti, que trabalhou na cobertura do acidente aéreo que terminou com a morte da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em Caratinga, no Vale do Rio Doce, publicou um post no Instagram em que refletia sobre a tragédia.
“Aquela sensação de que a morte visitou a porta ao lado, e que está sempre rondando…Mas isso também nos faz estar sempre de olhos abertos para a vida! Triste pelos que se foram, que continuem sua caminhada em direção a luz maior… Feliz por poder mais uma vez fazer o trabalho que amo com excelência!”, escreveu na legenda da foto.