Equipes da Defesa Civil de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, ainda contabilizam os estragos causados pelo temporal que caiu na cidade nesse domingo (7/11). A chuva inundou pelo menos 100 casas e um idoso, de 62 anos, morreu arrastado pela correnteza. No estado, 114 cidades podem ter chuva de grznizo nas próximas horas.
Leia Mais
Ladrões furtam escultura de 100 quilos de cemitério em Montes ClarosPM de Poços de Caldas tem Camaro SS para policiamento turísticoAtenção: 114 cidades de Minas podem ter chuva de granizo nas próximas horasChuvas fortes podem ocorrer a qualquer momento nesta terça (9/11) em MinasBombeiros recuperam iPhone jogado em boca de lobo após furto em BHAulas presenciais voltam a ser obrigatórias na rede municipal de UberlândiaChoveu cerca de 80 mm em uma hora e meia e a previsão é que ocorram novas pancadas ao longo do dia de hoje. “Essas chuvas são causadas por áreas de instabilidade atmosférica comuns nesta época do ano”, explicou o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Claudemir Azevedo.
A previsão é de novos temporais entre quarta e quinta-feira desta semana, segundo o Inmet. A temperatura deve variar entre 19°C e 30°C.
Danos na cidade
A limpeza iniciada ontem, após o nível da água abaixar, ainda continua com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
A Assistência Social também atua com suporte às famílias que tiveram as casas invadidas pela água. Parte retornou para os imóveis e algumas se abrigaram em residências de parentes. De acordo com a prefeitura, nenhuma precisou ser abrigada pelo município.
O prejuízo para algumas famílias só não foi maior porque a Defesa Civil criou um canal de comunicação para aquelas que vivem em regiões alagáveis. Por volta das 12h30, foi emitido o alerta. Alguns moradores colocaram, por exemplo, os móveis para cima e tentaram proteger os perteces, antes de saírem de casa. O monitoramento é feito constantemente.
Ocorrências
Os dois ribeirões que cortam a cidade, Fartura e Pavão, transbordaram causando vários pontos de alagamento. Seis bairros foram os mais atingidos pelo temporal: São Geraldo, Cidade Nova, Jardim do Lago, Santana, Veredas e Park Dona Gumercinda.
A chuva também gerou interrupção de energia. Parte de imóvel desabou e a entrada da cidade ficou interditada por quase quatro horas devido à queda de uma árvore.
Um idoso morreu afogado após ter o carro arrastado pela enxurrada ao tentar atravessar uma rua no Bairro Cidade Nova. O veículo, com o corpo, só foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (8/11) pelo Corpo de Bombeiros, quando o nível da água abaixou. Ele estava dentro de um ribeirão.
Uma motociclista também foi arrastada ao tentar atravessar uma via. Com a força da enxurrada, ela foi derrubada da moto. Entretanto, conseguiu se segurar em uma edificação e foi resgatada pelos bombeiros. A mulher foi levada para o hospital.
Outros veículos, porém sem vítimas, também foram arrastados para dentro dos ribeirões. Os bombeiros continuam atuando para retirada e a ocorrência não havia sido encerrada até o final da tarde de hoje.
*Amanda Quintiliano especial para o EM