Em mais uma tentativa para alavancar o número de imunizados contra a COVID-19 na cidade, a prefeitura de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai fazer nesta terça-feira (9/11) mais uma edição do "Corujão da Vacina", para imunizar moradores que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante o horário comercial.
Leia Mais
coronavirusmgAvião de acidente que matou Marília Mendonça foi de Henrique e JulianoCaminhão sem freio arrasta carros e deixa rastro de destruição na Grande BHLadrões furtam escultura de 100 quilos de cemitério em Montes ClarosCom indicadores no verde, BH tem 65% da população plenamente imunizadaO atendimento será feito das 18h às 21h (confira abaixo os locais).
Serão quatro postos exclusivos para a aplicação das doses (1ª ou 2ª; a dose de reforço só é aplicada em unidades de saúde), independentemente da idade. Maiores de 12 anos podem tomar as vacinas na cidade e não é necessário agendar.
O objetivo de fazer a vacinação em horários 'alternativos' é para dar a oportunidade para que todos os moradores, inclusive aqueles que trabalham em outras cidades, possam garantir a proteção.
Um dos pontos de vacinação, inclusive, é a Estação do MOVE, que recebe diariamente milhares de passageiros, ainda mais no horário de pico da tarde, que é o alvo da ação.
Quem já tiver tomado a 1ª dose pode levar a carteira de vacinação. Todos são obrigados a entregar um comprovante de endereço.
O Vacinômetro, do governo estadual, aponta que Neves aplicou 186.661 primeiras doses aos moradores maiores de 12 anos da cidade (a cobertura vacinal é de 65,88%), enquanto que 88.750 tomaram a segunda dose e 8.289 a vacina de dose única (34,25% da população está com a imunização completa). Os dados foram consultados pelo Estado de Minas nesta segunda-feira (8/11).
A prefeitura rebate, porém. Dados deste domingo (7/11), disponibilizados pela administração, mostram que 190.044 pessoas tomaram a primeira dose (o que elevaria a cobertura vacinal em aproximadamente 2%), enquanto 95.830 tomaram a segunda e 8.653 a vacina de dose única (acréscimo também de 2% na contagem).
O motivo para a divergência, segundo a secretaria de Saúde, é que os dados enviados ao governo estadual não estão sendo atualizados rapidamente, fora problemas pontuais de conexão na plataforma usada pelas administrações públicas para lançar os dados.
O Painel de Monitoramento da COVID-19 mostra que Ribeirão das Neves tem, desde março do ano passado, 20.210 casos confirmados de pacientes com coronavírus. Até agora, 820 pessoas morreram por complicações causadas pela doença.
Veja onde o corujão da vacina vai acontecer
REGIÃO CENTRAL
Quadra do Caic
Rua Seicidio Jorge Ricardo, 86 - Santa Paulo
REGIÃO DO VENEZA
Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias
Rua Alice Maria, 19 - Veneza
REGIÃO JUSTINÓPOLIS
Estacionamento do Economart
Av. Denise Cristina, 2.900 - Justinópolis
Estação do Move
Av. JK, 594 - Cerejeiras